Lula culpa Bolsonaro pela alta da gasolina que já passa de R$ 8

Lula disse que o atual governo não cuida do povo brasileiro e que todo mundo está abandonado porque o presidente Jair Bolsonaro não entende de nada, a não ser falar bobagem

(Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar os altos preços dos combustíveis no Brasil e disse que, se for candidato e ganhar as eleições, não manterá os preços dolarizados como estão hoje, causando dificuldades para a população, que fica sem dinheiro para adquirir o básico. Em entrevista à RDR – Rede de Rádios Paraná, ele responsabilizou Bolsonaro pelo problema e disse que o país está sem governo e precisa ser recuperado.

¨Acho que o acionista de Nova Iorque, os acionistas do Brasil têm direito de receber dividendos, quando a Petrobras der lucro. Mas, é importante que a gente saiba que a Petrobras tem que cuidar do povo brasileiro. Eu não vou enriquecer o acionista americano e empobrecer a dona de casa que vai comprar um quilo de feijão e paga um preço mais caro por conta do preço da gasolina¨.


Ele lembrou que os governos petistas construíam refinarias porquê queriam o Brasil exportador de derivados e não de óleo cru. ¨Essa é uma das razões pelas quais deram o golpe na Dilma. Como fizemos regulação da Nova Lei do Petróleo, que garantia que o petróleo fosse do povo brasileiro, que garantia um fundo de desenvolvimento com dinheiro do petróleo para Educação, Saúde e Ciência e Tecnologia e que tinha uma empresa criada para administrar a riqueza do petróleo, como na Noruega tem, e fizemos a Lei da Partilha para garantir que o petróleo era do povo brasileiro, eles não se aquietaram até tentar mudar. Agora, veja que coisa absurda: O preço do petróleo está internacionalizado, estamos pagando gasolina e óleo diesel a preço do dólar. Isso seria compreensível, se o Brasil não fosse um país autossuficiente, se o Brasil não tivesse petróleo, mas tem. Não é possível que esse país não goste de si. Não é possível que a gente tenha um governo que não gosta do Brasil¨.

Lula disse que o atual governo não cuida do povo brasileiro e que todo mundo está abandonado porque o presidente Jair Bolsonaro não entende de nada, a não ser falar bobagem, dizer que a vacina mata e tentar vender cloroquina. ¨É um país da insanidade governado por esse homem¨.

Preços controlados

Lula destacou que 40% da inflação que está dificultando a chegada de comida na casa do povo brasileiro são de preços controlados pelo governo e que, se o governo tivesse coragem, ¨mas não tem¨, poderia reduzir um pouco os preços.

De acordo com o ex-presidente, o atual governo só pensa em vender porque não sabe criar. ¨Esse governo não sabe discutir as palavras desenvolvimento, investimento, geração de emprego, aumento de salário, negociação com sindicato. Ele não sabe, então vende. É como se você ficasse desempregado e, em vez de procurar emprego, vendesse geladeira, fogão, televisão. Isso não é governar, isso é destruir um patrimônio que você mesmo construiu.¨

Lula disse que, num eventual novo governo, a ¨farra do boi vai acabar e o povo vai voltar a ter direito de sorrir, colocar dentes na boca, comer, mastigar um pouco de carne, comer comida orgânica. ¨Esse povo vai voltar a ser feliz. Pode acreditar. Vamos transformar o sonho de felicidade do povo em realidade¨.

O amor é mais importante do que o ódio

O ex-presidente enfatizou que mais difícil do que ganhar as eleições é consertar o país que está com instituições destroçadas, com o Supremo sendo atacado, o Congresso desmoralizado, um poder executivo que não funciona, o MP e a PF fazendo coisas que não deveriam fazer.
¨É preciso restabelecer a função institucional das instituições brasileiras, é preciso recuperar esse país econômica, social e culturalmente, e é isso que vamos fazer¨.

De acordo com o ele, a tarefa revolucionária no Brasil é fazer o povo acreditar que o amor é mais importante do que o ódio, que um livro é mais importante do que uma arma, que a fraternidade e a solidariedade são muito mais importantes do que o negacionismo.

¨Queremos que o país volte a ser grande, que o pais volte a investir em ciência e pesquisa por que, para gerar desenvolvimento e emprego, a gente vai ter que fazer parceria entre universidade, empresário e governo para que a gente coloque a nossa inteligência para funcionar para o bem do povo brasileiro.¨

Lula destacou ainda ser fundamental utilizar a inteligência da univesridade para saber que tipo de emprego o país vai gerar e como vai fazer para que a revolução digital possa resultar em postos de trabalho. ¨Não emprego como Uber, não esse emprego de pessoas que trabalham carregando comida nas costas, sentindo o cheiro da comida e passando fome. Nós queremos criar emprego decente, com carteira assinada, salário, e seguridade social. Quando a pessoa ficar doente, quem vai cuidar dela é o estado brasileiro¨, finalizou.

Fonte: Site lula.com.br