1 a cada 5 eleitores de Bolsonaro votará em Lula em 2022, diz pesquisa

Levantamento confirmou a liderança de Lula no pleito de outubro deste ano, com 41% da preferência de votos

(Foto: Ricardo Stuckert)

Se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) herdaria um em cada cinco eleitores (21%) de Jair Bolsonaro (PL) em 2018. Os dados são da nova pesquisa PoderData, divulgada nesta segunda-feira (7).

Segundo o levantamento, Sergio Moro (Podemos) herdaria 10% dos eleitores bolsonaristas arrependidos. 7% dizem que votariam em branco ou anulariam o seu voto em outubro de 2022. Ciro Gomes (PDT) teria 4% desta parcela do eleitorado.

Os volumes de votos do ex-capitão que migrariam para os dois principais adversários de Bolsonaro mudaram significativamente em comparação ao último levantamento da PoderData. Entre 16 e 18 de janeiro, cada um dos adversários do presidente tinha 12% dos votos de arrependidos. Já os que dizem que manterão o voto no ex-capitão somavam 58% em meados de janeiro, hoje são 54%.

Entre os eleitores que dizem ter votado em Fernando Haddad (PT), Lula tem larga vantagem, com 72% da preferência dos votos. Moro não soma nenhum percentual entre arrependidos do voto no candidato petista e Ciro fica com 12%.

A pesquisa PoderData foi realizada entre 31 de janeiro e 1º de fevereiro, entrevistando 3 mil pessoas por telefone em todo o Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

O mesmo levantamento, em outros recortes, confirmou a liderança de Lula no pleito de outubro deste ano. O petista tem 41% da preferência de votos, enquanto o ex-capitão soma apenas 30%. Entre os demais candidatos, Sergio Moro e Ciro Gomes são os de maior destaque, com 7% cada.

A pesquisa também mediu um empate técnico entre Lula e Bolsonaro no eleitorado masculino. O ex-presidente, no entanto, tem ampla vantagem nas demais camadas da população. Bolsonaro também segue com alta reprovação entre os brasileiros, segundo o mesmo levantamento.

Com informações da CartaCapital