Taxa de transmissão da Covid no Brasil é a mais alta da pandemia

Segundo a Info Tracker, cada 100 pessoas que contraem a doença já infectam outras 210.

A taxa de transmissão (Rt) da Covid-19 no Brasil chegou a 2,10, segundo informou neste domingo (6) o matemático Wallace Casaca, coordenador da plataforma Info Tracker, desenvolvida pela USP e pela Unesp. Isso significa que cada 100 pessoas que contraem a doença infectam outras 210. 

Quando a taxa está acima de 1, entende-se que a transmissão está fora de controle. Em entrevista à CNN Brasil, Casaca afirmou que o atual registro não encontra precedentes no histórico do País durante a crise sanitária e que há tendência de aumento nas próximas semanas.

“A notícia positiva é que a taxa vai começar a descer. A notícia negativa é que estamos num patamar muito alto”, disse. “E, com isso, a gente vai observar essa redução repercutindo nos óbitos, mas vai levar um pouquinho mais de tempo”, afirmou Casaca, que reforçou que a vacinação “fez com que os nossos óbitos não atingissem as marcas tristes que observamos em março [de 2021], de três mil mortes”.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, admitiu que o Brasil ainda não atingiu o pico de infecções por Covid-19 na onda provocada pelo avanço da variante Ômicron. “Tivemos aumento de casos causado pela Covid-19 e ainda não chegamos no pico da onda causada pela Ômicron”, escreveu nas redes sociais.

Com informações da Carta Capital e da CNN