Leia nota da Família de Maria Prestes

Nota da família destaca realizações recentes de Maria Prestes em defesa da memória da luta pelo socialismo no Brasil e o reconhecimento que teve por isso.

Maria Prestes falece em 4 de fevereiro de 2022, dois dias depois de seu aniversário de 92 anos.

NOTA DE FALECIMENTO

Maria Prestes – 02/02/1930 / 04/02/2022
(Altamira Rodrigues Sobral / Maria do Carmo Ribeiro)
 
Faleceu no dia 04 de fevereiro de 2022, Maria do Carmo Ribeiro, conhecida publicamente como Maria Prestes ou simplesmente Dona Maria – a viúva de Luiz Carlos Prestes.

Dona Maria nasceu no Recife, no bairro Casa Amarela, dia 2 de fevereiro de 1930. “No dia de Iemanjá”, como gostava de destacar. Filha de camponeses, desde sua infância, vivida nas cidades de Pesqueira e Poção, ela ativamente acompanhou as atividades de seu pai, João Rodrigues Sobral, militante de base do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Participou da organização de greves, comícios, passeatas, panfletagens, reuniões clandestinas e da distribuição de publicações marxistas-leninistas. Sua experiência de vida está relatada no livro “MEU COMPANHEIRO – 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes” (Editoras: E-Papers/Anita Garibaldi, 2011).

Aos 20 anos, por conta de sua militância na Juventude Comunista, teve que fugir da repressão política do Recife/PE para morar em São Paulo/SP. Recebeu a incumbência de trabalhar na coordenação de aparelhos (residências) clandestinos do PCB. Neste período conheceu (dia 4 de dezembro de 1950, dia de Santa Bárbara, como – também – gosta de destacar) e casou-se (1952) com o Cavaleiro da Esperança, com quem viveu até a morte dele, em 07/03/1990, no Rio de Janeiro.

Por participar da luta contra o regime militar/civil que governou o Brasil entre 1964/1989, Dona Maria foi obrigada a enfrentar o exílio (1970/1979) durante nove anos na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), hoje Rússia. Apesar das dificuldades da vida na ilegalidade, durante as décadas de 1950/1960, como fruto do relacionamento com Luiz Carlos Prestes, Dona Maria teve sete filhos: Antônio João, Rosa, Ermelinda, Luiz Carlos, Mariana, Zoia e Yuri. Os filhos do primeiro casamento, Pedro e Paulo Roberto, foram adotados por Prestes. Hoje aos nove filhos se juntaram  25 netos e 25 bisnetos.

Aos 92 anos de idade, Dona Maria foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) com a Medalha Tiradentes, a maior honraria da Casa. Ela é Detentora dos Títulos de Cidadã Honorária de Crateús/CE e de Saquarema/RJ.

Em 2011, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM/RJ) lançou um filme sobre a sua vida para comemorar o Dia Internacional da Mulher, 8 de março. A iniciativa fez parte do Projeto Memória Viva, do Espaço Cultural Heloneida Studart, que visa estimular a produção feminina, com foco na preservação da memória de mulheres que se destacaram na construção de uma sociedade justa e igualitária. O filme tem roteiro e direção da cineasta Eunice Gutman.

No ano de 2010, Dona Maria teve decisiva atuação na repatriação de documentos de Luiz Carlos Prestes, depositados no Arquivo da Federação Russa (ex-arquivo do Partido Comunista da União Soviética – PCUS). São importantes registros históricos que agora estão guardados no Arquivo Nacional do Brasil, instituição para qual os mesmos foram transferidos por sua expressa vontade: “Prestes foi um homem público e os documentos sobre sua vida e luta devem pertencer ao povo brasileiro. Todos têm que ter acesso a todos os documentos sobre Prestes”. Para o êxito desta iniciativa, Dona Maria coordenou uma mobilização ativa de intelectuais, diplomatas e até mesmo a Presidência da República do Brasil e a Presidência da República Federativa da Rússia.

No dia 3 de janeiro de 2012, data de aniversário de 112 anos Prestes, Dona Maria se desapegou de centenas de documentos e objetos históricos que estavam em sua residência: fotografias, presentes e centenas de cartas. Tudo foi doado ao Arquivo Nacional em ato público, para – finalmente – criar o FUNDO PRESTES. O material hoje está aberto para consulta pública.
No ano de 2012 o Senado Federal reconheceu Maria do Carmo Ribeiro, a militante política Maria Prestes, como CIDADÃ NACIONAL, condecorando-a com o Prêmio Bertha Lutz, por sua contribuição para com a luta pela democracia e pelo socialismo no Brasil.

Assinado: Família Prestes
Irmãs e irmãos João, Rosa, Ermelinda, Luiz Carlos, Mariana, Zoia e Yuri

Autor