China e Rússia se propõem a fortalecer relações estratégicas

Os presidentes Xi Jinping (China) e Vladimir Putin (Rússia) concordaram hoje aqui em fortalecer ainda mais os laços estratégicos, a comunicação e a coordenação entre seus países, especialmente para enfrentar os desafios no cenário internacional.

Foto: Prensa Latina

De acordo com um comunicado conjunto, os dois líderes mantiveram conversas agradáveis ​​e amistosas sobre o estado das relações bilaterais e questões relacionadas à segurança e estabilidade do planeta.

Xi destacou o apoio mútuo de ambas as potências, a crescente confiança política e a expansão do volume de comércio para níveis recordes. Referiu-se à participação ativa na reforma e construção do sistema de governança global, à promoção do verdadeiro multilateralismo e à busca por mais justiça no mundo de hoje.

Ele expressou vontade de trabalhar junto com Putin para consolidar ainda mais as relações, fortalecer os contatos contra interferências externas e ameaças à segurança regional e expandir a cooperação mutuamente benéfica em setores como energia, agricultura, alta tecnologia, saúde e infraestrutura, entre outros.

Entre outras questões, defendeu a união de forças diante de problemas como as mudanças climáticas, a pandemia de Covid-19 e a recuperação econômica global tanto bilateralmente quanto em mecanismos multilaterais como as Nações Unidas, a Organização de Cooperação de Xangai e o grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Por sua parte, Putin também destacou o crescimento relatado nas transações econômico-comerciais e assegurou que a coordenação estratégica Rússia-China está alinhada com os interesses de desenvolvimento de cada lado.

Ele considerou altamente relevante a manutenção da paz e da segurança no mundo, propôs trabalhar junto com Xi na proteção da integridade territorial e também explorar mais campos que dêem origem a novos projetos de cooperação.

Ele também indicou que as empresas russas têm prontas novas decisões sobre o fornecimento de hidrocarbonetos para a China, incluindo um contrato para enviar 10 bilhões de metros cúbicos de gás por ano do Extremo Oriente.

Os dois líderes falaram antes de participar da cerimônia de abertura dos 24º Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 nesta noite.

Agenda comum

Como preâmbulo de sua reunião, no dia anterior, os ministros das Relações Exteriores Wang Yi (China) e Sergei Lavrov (Rússia) delinearam a agenda a ser discutida por seus chefes de Estado.

Putin é um dos 33 líderes internacionais que estiveram na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, além de preencher uma agenda oficial. Todos foram recebidos por Xi com um banquete de boas-vindas e também em reuniões bilaterais com eles.

Fonte: Prensa Latina