Lula mantém ampla vantagem sobre Bolsonaro, atesta pesquisa PoderData

No primeiro turno, Lula teria 41% contra 30% de Bolsonaro. Moro e Ciro aparecem empatados em 7%, sendo este último crescendo 4% em relação à última pesquisa

(Foto: Ricardo Stuckert)

Luiz Inácio da Silva (PT) venceria as eleições presidenciais em todos os cenários e mantém ampla vantagem sobre Bolsonaro (PL), o seu principal adversário. Segundo pesquisa do PoderData, divulgada nesta quarta-feira (2), num eventual segundo turno, o ex-presidente venceria com 54% dos votos, contra 37% do atual presidente.

No primeiro turno, Lula teria 41% contra 30% de Bolsonaro. Moro e Ciro aparecem empatados em 7%, sendo este último crescendo 4% em relação à última pesquisa. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 2%, o deputado André Janones (Avante-MG), 2%, e Alessandro Vieira (Cidadania), Simone Tebet (MDB) e Rodrigo Pacheco (PSD) têm 1% cada.

A pesquisa também revelou que a candidatura de Lula é apoiada sobretudo pelas mulheres. Nesse segmento, o ex-presidente tem 44% contra 22% do candidato de extrema direita. Enquanto isso, haveria empate técnico entre os homens: 39% para o petista e 38%.

No perfil do eleitorado, o ex-presidente tem a melhor performance no Nordeste com 51%, entre jovens de 16 a 24 anos (47%), os que cursam os ensinos fundamental (46%) e superior (46%) e que ganham até dois salários mínimos (49%). Bolsonaro se sai melhor nos brasileiros com mais de 60 anos (36%), na região Norte (40%) e entre os que ganham de dois a cinco salários mínimos (38%).

Avaliação

Bolsonaro é considerado “ruim” ou “péssimo” por 53% do eleitorado brasileiro. A taxa é a mesma registrada no levantamento de 15 dias antes. Está acima de 50% desde junho de 2021. A parcela da população que avalia o chefe do Executivo como “ótimo” ou “bom” foi de 27% nesta rodada.

A pesquisa destacou os seguintes recortes da pesquisa:

Sexo – 34% dos homens acham o presidente “ótimo” ou “bom” ; entre as mulheres, taxa é de 20%;

Região – 37% dos moradores do Norte avaliam Bolsonaro como “ótimo” ou “bom” ; 60% no Nordeste o acham “ruim” ou “péssimo” ;

Escolaridade – 62% dos com ensino superior acham o presidente “ruim” ou “péssimo” ;

Renda familiar – 6% dos que recebemos de 2 a 5 a que achamos3 ou acham que “ bom Bolsonaro ” ótimo .

Além de medir a opinião pessoal da população sobre o trabalho de Bolsonaro, o PoderData pergunta como os olhos avaliam o governo como um todo. Os resultados mostram que 59% da população desaprovam a gestão federal, enquanto 33% aprovam. Há também 8% que não sou responder.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData , com recursos próprios, por meio de ligações para telefones celulares e telefones fixos. Foram 3.000 cidades nas entrevistas em 238 unidades da Federação de 31 de janeiro a 1º de fevereiro de 2022. O registro no TSE é BR-09445/2022. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Com informações do PoderData e RBA

Autor