Sindicalismo: desafios num cenário adverso?

Em cenário de profundas transformações no mundo do trabalho e de violentos ataques aos direitos trabalhistas, o sindicalismo tem travado dificílima resistência, procurando mobilizar, conscientizar e organizar a classe na luta por seus anseios imediatos e futuros. Esse é o tema do primeiro artigo de uma série (1) elaborada pelo jornalista Altamiro Borges.

Defesa da Unicidade Sindical Foto: Arquivo CTB

Na atual fase regressiva e destrutiva do capitalismo, o desemprego, a informalidade e a precarização batem recordes no planeta e no Brasil. As aceleradas mutações tecnológicas, que poderiam servir ao bem-estar da humanidade — reduzindo drasticamente a jornada de trabalho, garantindo mais tempo livre para o estudo, o convívio familiar, o lazer e a cultura e gerando mais empregos —, têm seus frutos apropriados por minoria de ricaços.
 

Altamiro Borges (Foto: Arquivo PCdoB)

Nesse processo de desmonte do trabalho, o capital aproveita para, por meio da ação política, golpear todas as conquistas históricas dos assalariados. A onda neoliberal retira direitos trabalhistas, desregulamenta, estimula a uberização e investe contra a organização de classe dos trabalhadores, contra os sindicatos.
 
Está em curso uma onda neofacista no planeta, autoritária e contra a ação coletiva dos explorados. Neste contexto de tamanhas adversidades, os sindicatos ganham ainda maior relevo. Sem esses, os trabalhadores seriam reconduzidos à total escravidão, sem direitos, espezinhados e humilhados.
 
É preciso, mais do que nunca, revolucionar a ação sindical, transformando as entidades em ferramentas de mobilização, conscientização e organização da classe.
 
Urge investir ainda mais na comunicação, na disputa de ideias na categoria e na sociedade, e na formação de novas lideranças. É preciso intensificar o trabalho sindical junto à juventude, às mulheres, às parcelas mais discriminadas da sociedade, nos territórios de moradia, nos espaços de cultura.
 
Pandemia acelera precarização do trabalho

A pandemia da covid-19 só agravou esse quadro adverso, abrindo nova e desafiante etapa para a luta dos trabalhadores.
 
Segundo dados de outubro passado, a crise sanitária do novo coronavírus deflagrada em março de 2020 provocou onda sem precedentes de desemprego e perda de renda. Em todo o planeta foram mais de 250 milhões de empregos perdidos em 2020 e outros 130 milhões no ano passado.
 
No Brasil, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) de agosto último, o desemprego aberto vitima 14,1 milhões de pessoas; a condição de desalento atinge mais de 5,4 milhões de assalariados; trabalham de forma subocupada cerca de 7,7 milhões; e outros quase 5 milhões de trabalhadores estão na inatividade e precisam de ocupação. No total, cerca de 32 milhões de pessoas precisam de emprego.
 
Muitas das vagas que foram dizimadas durante a pandemia do coronavírus não devem ser recuperadas no próximo período. O trabalho remoto — o chamado home office —, as entregas por aplicativos, a uberização e outras mutações decorrentes dos avanços tecnológicos, que eram previstas para serem implantadas em alguns anos, já viraram angustiante e dura realidade.
 
Com a perda dos empregos formais, milhões de brasileiros se transformaram em ilusórios “empreendedores”, sem direitos trabalhistas ou qualquer segurança na aposentadoria. Reportagem da Folha de S.Paulo de 12 de outubro passado revela que “trabalhar por conta própria virou a saída para quase 25 milhões de pessoas no Brasil.
 
O resultado recorde reflete a lentidão do mercado formal; 1,6 milhão de trabalhadores viraram MEI [microempresário individual] nos últimos 6 meses… Dos 87,7 milhões de pessoas com algum tipo de trabalho, formal ou informal, 28,2% trabalhavam por conta própria”.
 
*Jornalista. É membro do Comitê Central e da Comissão Política Nacional do PCdoB e coordenador do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé.
 
(1) Texto elaborado como contribuição para o 10º Congresso do Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de São Paulo). Extraído do site do Diap.

Autor