Pandemia: PCdoB pede investigação de panfleto antivacina no RS

Material distribuído em Passo Fundo apresentava acusações de supostos efeitos colaterais da vacina e afirma que crianças e adolescentes não precisariam ser imunizados por serem “imunes ao vírus”

O PCdoB Passo Fundo (RS) entrou com recurso na quinta-feira (27) contra um homem que distribuía panfletos com informações falsas sobre a vacinação contra a Covid-19. O episódio ocorreu na quarta-feira, no Centro de Passo Fundo.

O panfleto, distribuído por um homem que afirmava pertencer à organização “Pelavida”, apresentava acusações acerca de supostos efeitos colaterais da vacina e afirma que crianças e adolescentes não precisariam ser imunizados por serem “imunes ao vírus”. Sem comprovação científica, as informações listadas eram erroneamente atribuídas a fontes como a Organização Mundial da Saúde que, pelo contrário, apoia a vacinação de toda a população.

No documento enviado ao Ministério Público, o PCdoB aponta nos panfletos um potencial lesivo à coletividade, ao produzir informações falsas e desencorajar a vacinação de crianças e adolescentes, prejudicando o acesso à saúde e proteção desses indivíduos, conforme descrito na representação. Por isso, foi solicitado ao MP que acolha a representação e inicie um procedimento investigatório, além de tomar providências cabíeis para a responsabilização cível e criminal do mesmo.

O diretório municipal do PT também havia ingressado com uma representação, na quarta-feira, pedindo que o MP investigue o caso, instaurando inquérito policial. O partido pede que, caso se constatem lesões aos direitos do cidadão, o MP ajuíze ações cíveis e criminais, coibindo a entrega dos panfletos e responsabilizando os culpados.

Em resposta à solicitação, o promotor de Justiça Marcos Petry instaurou, de ofício, um procedimento investigatório para apurar os fatos e adotar as medidas cabíveis.

Com informações do O Nacional