Federal Reserve deve aumentar taxa de juros ‘em breve’ contra inflação

A desaceleração da atividade econômica, sem garantias de queda na inflação, são os temores mais evidentes desta política macroeconômica. Para o mundo, isso representa drenagem de dólares de economias emergentes, desvalorizando moedas nacionais e favorecendo exportações.

Todos os olhos estão voltados para o presidente do Fed, Jerome Powell, enquanto o banco central se prepara para aumentar as taxas pela primeira vez em três anos.

O Federal Reserve em 26 de janeiro de 2022 sinalizou planos para começar a aumentar as taxas de juros “em breve” – possivelmente em março – em uma tentativa de conter a inflação antes que ela represente um sério risco para a economia dos EUA. Um relatório separado divulgado no dia seguinte mostrou que a economia cresceu 6,9% no quarto trimestre de 2021 . Um aumento da taxa de juros seria a primeira vez que o banco central aumentou sua taxa de empréstimo de referência em mais de três anos.

Aumentar os custos de empréstimos que consumidores e empresas pagam tem o efeito de desacelerar a atividade econômica, o que, por sua vez, pode conter a inflação. Mas também há preocupações de que isso possa frear muito rapidamente, conforme outros fatores continuem provocando elevação inflacionária.

Os efeitos internacionais envolvem atraç˜ao de investidores que inundam o mercado interno de dólares dos EUA, enquanto drenam a moeda de outros países, principalmente os emergentes. A variação cambial em países como o Brasil podem oscilar ainda mais, desvalorizando o real. Por outro lado, supervalorizam produtos importados, especialmente os americanos, e favorecem as exportações brasileiras, o que afeta as balanças comerciais dos dois lados em favor do país com moeda mais fraca.

The Conversation pediu a Alexander Kurov , professor de finanças da West Virginia University, e Marketa Wolfe , economista do Skidmore College, para explicar o que o Fed está fazendo e o que isso significa para o trabalhador americano.

1. Por que o Fed está aumentando as taxas de juros?

As taxas de juros de curto prazo nos EUA agora são basicamente zero .

O Fed rapidamente reduziu as taxas para zero no início da crise do COVID-19 em março de 2020, na tentativa de suavizar o golpe da forte recessão que começou naquele mês , quando os EUA entraram em bloqueio. Como um lembrete de como as coisas estavam ruins naquela época, mais de 40 milhões de trabalhadores – um quarto da força de trabalho americana – pediram desemprego nos primeiros meses da pandemia, um número impressionante sem precedentes no mercado de trabalho.

Embora a recessão tenha durado pouco – durando apenas dois meses – e a economia tenha se recuperado , o Fed manteve as taxas no fundo do poço porque muitos trabalhadores e empresas ainda precisam de apoio à medida que a pandemia continua.

O grande problema para o Fed agora é que os preços ao consumidor dos EUA dispararam. Por 10 meses consecutivos, a inflação ficou acima da meta de 2% do Fed e atingiu um ritmo anual de cerca de 7% em dezembro . Esta é a maior taxa de inflação registrada nos EUA nos últimos 40 anos . A inflação alta significa que os preços que as pessoas pagam por bens e serviços estão subindo continuamente – especialmente para itens básicos como carne e gasolina, bem como para bens manufaturados como carros.

O Fed não pode permitir que isso continue porque se uma inflação mais alta se consolidar, isso prejudicaria a economia . E quanto mais durar, mais difícil – e mais doloroso para consumidores e empresas – será trazê-lo de volta a 2% mais sustentáveis.

Portanto, o Fed precisa agir rapidamente antes que seja tarde demais.

2. Como o Fed aumenta as taxas?

O Fed estabelece um intervalo de metas para o que é chamado de “ taxa de fundos federais ”. Essa taxa funciona como uma referência para todas as taxas de juros da economia.

Embora a declaração do Fed não tenha especificado um momento em que planeja aumentar as taxas, o presidente Jerome Powell disse que “o comitê está pensando em aumentar a taxa de fundos federais na reunião de março, assumindo que as condições são apropriadas para fazê-lo. Analistas esperam que seja um aumento de 0,25 ponto percentual . Isso afetaria o custo dos empréstimos dos bancos, que por sua vez filtra lentamente por toda a economia, à medida que os credores cobram mais por empréstimos de casas, carros, empresas, mensalidades da faculdade e qualquer outra coisa que você queira comprar com dívidas. Os bancos também aumentariam gradualmente os juros que oferecem em depósitos e contas de poupança.

O Fed não controla diretamente todas essas outras taxas, e o caminho exato que elas seguirão não é completamente previsível, mas a tendência geral será de alta se o Fed continuar aumentando sua taxa alvo.

Os mercados esperam que o Fed aumente as taxas de juros pelo menos mais duas vezes em 2022 .

3. O que isso significa para consumidores e empresas?

Simplificando, taxas de juros mais altas significam que os mutuários precisariam pagar mais pelos empréstimos que recebem.

Se o Fed aumentar as taxas de juros este ano em 0,75 ponto percentual, como esperado, isso se traduziria em cerca de US$ 45.000 em pagamentos de juros adicionais em uma hipoteca de US$ 300.000 por 30 anos.

Portanto, se você deseja tomar um empréstimo para iniciar um negócio, pagar a faculdade, comprar um carro ou fazer qualquer outra coisa, deve esperar que seus custos de empréstimo sejam mais altos ainda este ano.

Por outro lado, taxas mais altas são boas notícias para poupadores e investidores, pois seus retornos de atividades como fazer depósitos e comprar títulos aumentarão.

4. E como isso afetará a economia em geral?

Taxas de juros mais altas provavelmente desacelerariam a atividade comercial. Embora isso possa ajudar a reduzir a inflação, também significa menor crescimento econômico.

O Fed sempre toma decisões com base no que está acontecendo na economia e em como as condições econômicas devem mudar. E as mudanças na economia são muitas vezes difíceis de prever.

A maior incógnita neste momento é o que acontecerá com a inflação ainda este ano. Isso é incerto porque a inflação é impulsionada por vários fatores , como escassez na cadeia de suprimentos e forte demanda.

Além disso, a taxa de participação da força de trabalho ainda não se recuperou aos níveis pré-pandemia, e a economia está passando por escassez de mão de obra , o que pode elevar os salários e os preços. Se essas pressões relacionadas à covid-19 não diminuirem em breve, a inflação pode continuar alta ou continuar acelerando, o que pode forçar o Fed a aumentar as taxas de juros mais rapidamente do que o esperado atualmente.

Por outro lado, se o crescimento econômico ou do emprego parar, isso tornará muito mais difícil para o Fed aumentar as taxas sem piorar as coisas. O Fed precisará encontrar o equilíbrio certo entre controlar a inflação e evitar desacelerar demais a economia.

  1. Alexandre Kurov é professor de Finanças e Fred T. Tattersall Research Chair em Finanças, West Virginia University
  2. Marketa Wolfe é professora associada de Economia, Skidmore College