64% dos brasileiros desaprovam Bolsonaro, aponta pesquisa

Entre os entrevistados, 65% afirmam que a economia brasileira está no caminho errado, contra 26% que veem a economia no caminho certo

A rejeição a Jair Bolsonaro (PL) segue nas alturas. Conforme pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta quinta-feira (27), sua desaprovação pessoal se mantém no patamar de 64%. A quase oito meses das eleições 2022, apenas 29% dos brasileiros aprovam Bolsonaro.

A avaliação do governo também é crítica: para 55%, a gestão bolsonarista é “ruim” ou “péssima”, ante 23% que a avaliam como “ótima” ou “boa”. Outros 21% a jugam regular.

Entre os entrevistados, 65% afirmam que a economia brasileira está no caminho errado, contra 26% que veem a economia no caminho certo. Os dados comprometem o potencial eleitoral de Bolsonaro, que apostava na capitalização do Auxílio Brasil entre os mais pobres para turbinar sua popularidade.

“O segundo pagamento do Auxílio Brasil ainda não melhorou a percepção da economia, nem mudou o quadro eleitoral”, confirma o sociólogo Antonio Lavareda. “Somam 17,5 milhões as famílias contempladas pelo Auxílio Brasil iniciado em dezembro, cujo efeito, como é sabido, se espraia nas localidades onde residem seus beneficiários. Porém, ainda sem consequências visíveis na opinião pública.”

Já nas intenções de voto para as eleições 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue à frente, com 44% – 20 pontos percentuais a mais do que Bolsonaro, hoje com 24%. Na estimativa de Lavareda, Bolsonaro perdeu cerca de 15 milhões de eleitores em relação ao pleito de 2018 – “e o volume das defecções é uma variável decisiva”.

Os adversários de Lula, juntos, somam 45%. A pesquisa mostra, empatados, o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), ambos com 8%. O governador paulista São Paulo, João Doria (PSDB), tem 2%, ao passo que Simone Tebet (MDB) e Alessandro Vieira (Cidadania) registram, cada um, 1%. Felipe D’Ávila (Novo) não pontuou.

A pesquisa espontânea – aquela em que o entrevistado indica sua preferência, sem receber uma lista prévia de candidato – mostra tendências similares: Lula tem 35%; Bolsonaro, 23%; Moro e Ciro, 4%; Doria, 1%.

Nas sondagens para o segundo turno, Lula lidera com folga em todos os cenários. Contra Bolsonaro, ele venceria hoje por 54% a 30%. Teria vantagem também diante de Moro (50% a 31%), Ciro (51% a 25%) e Doria (52% a 19%). Lavareda nota que os “os duros ataques recentes entre Lula e Moro” não surtiram efeito. “Xingamentos neste ano terão efeito bumerangue. A gramática será diferente daquela de 2018”, analisa.

A pesquisa XP/Ipespe ouviu, por telefone, mil eleitores, de todas as regiões do Brasil, entre os dias 24 e 25 de janeiro. A margem de erro é 3.2 pontos percentuais, para mais ou para menos

Autor