Por que a covid ainda não se tornou uma doença endêmica?

A OMS disse que os pedidos para tratar o coronavírus como endêmico são prematuros, pois os casos em partes do mundo permanecem altos. Os governos querem a covid como uma endemia para que deixe de ser uma grave emergência sanitária.

Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou a covid-19 uma pandemia – uma nova doença que se espalhou pelo mundo, afetando um grande número de pessoas.

O termo pandemia vem da palavra grega “pan” que significa “todos” e “demos” que significa “povo”.

Em comparação, uma endemia – com o prefixo que significa “dentro ou dentro” – é a presença constante de uma doença dentro de uma região, tornando sua disseminação mais previsível.

Muitos especialistas esperam que a covid-19 não seja erradicado e que a doença se torne endêmica e permaneça conosco, de forma mais branda.

Embora as condições para reclassificar a covid-19 como endêmico não sejam definidas com precisão, muitos países – principalmente na Europa – começaram a suspender as restrições à medida que avançam para a vida com a doença.

Na semana passada, o primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez pediu às autoridades europeias que tratassem a covid-19 como endêmico devido à queda nas taxas de mortalidade.

Classificar a covid-19 como tal poderia significar que menos recursos seriam alocados para combater a doença e as pessoas estariam sujeitas a menos testes, pois provavelmente não seria mais considerada uma grave emergência de saúde pública.

Mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que é muito cedo para tratar o coronavírus como endêmico, pois os casos em partes do mundo permanecem altos.

Comparando doenças endêmicas

Doenças endêmicas estão ao nosso redor, desde o resfriado comum até doenças mais graves, incluindo HIV, malária e tuberculose.

Epidemiologistas, cientistas que estudam a propagação de doenças, consideram uma doença endêmica quando seus níveis são consistentes e previsíveis. Doenças endêmicas estão constantemente presentes em uma população dentro de uma determinada região.

Abaixo comparamos o número de casos e óbitos por ano por doenças endêmicas.

INTERATIVO - Doenças endêmicas COVID19
Pirâmide revela que a gripe é a doença endêmica com mais casos, enquanto a tuberculose (junto com malária e aids) é a que mais mata, mesmo com muito menos contágios.

Para que a covid-19 se torne endêmica, vários fatores precisam ser considerados, incluindo como a doença continua a evoluir, bem como o tipo de imunidade que as pessoas adquirem por meio de infecções e vacinas.

A variante Omicron dominante

Como todos os vírus, o coronavírus SARS-COV-2 está em mutação desde que surgiu no final de 2019.

Mutações – mudanças no código genético – na proteína spike de um vírus podem afetar sua capacidade de infectar células.

Omicron, uma variante mais transmissível detectada pela primeira vez em novembro de 2021, já foi detectada em pelo menos 165 países e territórios em todo o mundo.

Ela levou os casos de covid-19 a recordes em todo o mundo, com pelo menos 100 países registrando seus maiores casos confirmados diários de todos os tempos desde o início de 2022. Também há um número desconhecido de pessoas que podem ter sido infectadas com Omicron, mas não foram testadas.

INTERATIVO - COVID19 - Variante Omicron
Apenas países da África, das Américas, na região equatorial, e do Oriente Médio

Variando os níveis de imunidade em todo o mundo

A OMS prevê que mais da metade das pessoas na Europa podem pegar Omicron até março, o que, juntamente com altas taxas de vacinas, deve levar a níveis mais altos de imunidade.

A imunidade de rebanho ocorre quando uma grande proporção de uma comunidade se torna imune a uma doença por meio de infecção ou vacinas, impedindo a propagação da doença.

À medida que as variantes se tornam mais infecciosas, o limiar de imunidade de rebanho aumenta. É por isso que a porcentagem de limiar tem aumentado gradualmente de cerca de 60-70% durante a cepa original para 85% com Delta e mais de 90% com Omicron.

Enquanto isso, muitos países mais pobres que ainda esperam por vacinas podem estar muito longe de ver o fim da pandemia.

Apenas 5% das pessoas em países de baixa renda são totalmente vacinadas, de acordo com os últimos números do Our World In Data .

INTERATIVO - COVID19 - Divisão global de vacinas
Mapa revela os países com mais baixa taxa de vacinação com cores mais claras.

Da Aljazira

Autor