Servidores federais realizam mobilizações nesta terça-feira (18)

Insatisfeitas com a proposta de Bolsonaro de conceder aumento apenas para policiais, categorias podem entrar em greve a partir de fevereiro.

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Entidades que representam os servidores públicos federais realizarão um conjunto de mobilizações nesta terça-feira (18). Uma das principais reivindicações do setor é a recomposição salarial relativa aos três anos de governo Jair Bolsonaro.

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) calcula que a defasagem nos salários de servidores é de 28,15%. O conjunto de organizações que representam as categorias de servidores públicos devem focar, por outro lado, no percentual de 19,99%.

O percentual de quase 20% corresponde a perdas ocorridas por conta do aumento da inflação a partir de 2019 até 2021 – período em que Bolsonaro está governando. “Só em 2021 essa perda foi de 10,74%, que corresponde ao IPCA do período”, aponta uma nota da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal.

O estopim para a mobilização dos servidores públicos foi a divulgação da proposta de Bolsonaro – acatada por Guedes e pelo Congresso – de conceder aumento apenas para policiais, categoria que o presidente vê como fundamental do ponto de vista eleitoral.

As primeiras reações vieram dos auditores da Receita Federal, e operações padrão em aduanas e postos de fronteira já vêm provocando filas de caminhões, desabastecimento e outros problemas. O movimento cresceu para outras categorias, que exigem ter também reajuste a exemplo das polícias. Desde o início do ano, funcionários têm entregue seus cargos de chefia.

Nesta terça-feira (18), uma manifestação deve ocorrer às 10h em frente ao Banco Central. Às 14h, um outro protesto deve ocorrer em frente ao Ministério da Economia. Uma carta de reivindicações deve ser entregue à Pasta.

Estima-se que até 46 diferentes categorias de servidores públicos deverão participar da manifestação. Somente entre as carreiras típicas de Estado, a projeção da Fonacate é de adesão de 19 categorias. A Fonacate tem cerca de 200 mil filiados.

No dia 24 de janeiro, uma mobilização está marcada relativa ao Dia Nacional de Luta dos Aposentados. Até o final do mês, reuniões e assembleias online devem ocorrer. A data que as entidades indicaram como prazo para uma resposta do Governo Federal é 2 de fevereiro.

Caso não haja uma resposta do Planalto, os servidores públicos têm se articulado para realizar uma greve geral do serviço público a partir de fevereiro.

Com informações do portal Reconta Aí e do Congresso em Foco