PCdoB lamenta morte do poeta e “amigo afetuoso” Thiago de Mello

Em 2017, o verso “Faz escuro mas eu canto”, um dos mais conhecidos do poeta, foi o lema do 14º Congresso do Partido

O PCdoB lamentou a perda do poeta amazonense Thiago de Mello, que morreu nesta sexta-feira (14), aos 95 anos. “Thiago, como cidadão do Brasil e do mundo, foi um partidário corajoso das liberdades, da democracia”, afirmou, em nota, a presidenta do PCdoB, Luciana Santos.

Em 2017, o verso “Faz escuro mas eu canto”, um dos mais conhecidos do poeta, foi o lema do 14º Congresso do PCdoB. “Thiago de Mello, para nossa honra, era amigo afetuoso de nosso Partido, tendo enviado um vídeo ao 14º Congresso de nossa legenda na qual ele homenageou a militância comunista”, lembra Luciana.

Confira abaixo a íntegra da nota.

Thiago de Mello: partiu um grande poeta brasileiro

O poeta Thiago de Mello – grande expressão da literatura brasileira – faleceu aos 95 anos, na madrugada desta sexta-feira, 14. O escritor e tradutor amazonense deixa uma vasta e rica obra que foi traduzida para mais de 30 idiomas.  Em especial, sua poesia, de livros como “Os Estatutos do Homem”, “Faz Escuro, Mas Eu Canto”, “A Canção do Amor Armado”, “Mormaço na Floresta”, fazem parte com brilho especial do grande acervo da cultura brasileira, da riqueza imaterial de nosso país.

Thiago, como cidadão do Brasil e do mundo, foi um partidário corajoso das liberdades, da democracia. Enfrentou a ditadura militar, padeceu exílio. Propagava com ardor a construção de um novo mundo—uma sociedade solidária, liberta da fome, das guerras e das injustiças e de harmonia com a natureza.

Thiago de Mello, para nossa honra, era amigo afetuoso de nosso Partido, tendo enviado um vídeo ao 14º Congresso de nossa legenda na qual ele homenageou a militância comunista.

Apresento, em nome dos comunistas do Brasil, nossos sentimentos aos seus familiares e à sua grande comunidade de leitores e leitoras. Rendemos nossa homenagem ao legado literário, poético de Thiago de Mello, de vastidão que lembra seu estado natal, o Amazonas, e a grande floresta da qual seus versos são guardiões.

Recife, 14 de janeiro de 2022

Luciana Santos
Presidente do Partido Comunista do Brasil-PCdoB

Autor