Fórum Social Mundial em Porto Alegre é prejudicado por alta da covid

Evento seria realizado de forma presencial em 26 de janeiro para discutir o atual sistema de justiça no Brasil e as ameaças contra a democracia

Evento em Porto Alegre é adiado, após realização remota em 2021, nos seus 20 anos.

O Fórum Social Mundial – Justiça e Democracia (FSMJD) decidiu adiar a edição do evento previsto para o próximo dia 26, em Porto Alegre. A decisão foi tomada ontem (12), após reunião do Comitê Facilitador do Fórum, com base no aumento de casos de covid-19 e agravamento de crise sanitária.

Em nota, o Fórum Social Mundial alerta para o alto número de casos provocados pela variante ômicron, somado ao amplo contágio por vírus gripais. Na decisão, os organizadores alertam que os vírus estão “pressionando os sistemas público e privado de saúde, fazendo com que os cuidados preventivos sejam questão central na política de saúde pública do país”.

“Vimos, desde nossa origem, lutando pela justiça e democracia; pela defesa e promoção de todos os aspectos da sociedade política que sejam promotores da condição humana. Não será diferente agora. Acreditamos que, a despeito do nosso imenso desejo de ocupar ruas e avenidas para tornar a nossa resistência palpável, a responsabilidade em fazer a política da vida é maior. Mantemos o nosso repúdio à política genocida”, afirma ainda o comunicado.

Segundo a organização, serão redefinidos coletivamente os termos do futuro encontro, ainda sem data definida, que mantém a indicação de ser presencial. “Contemos em nós a expressão de força de quase 200 instituições dos múltiplos segmentos da sociedade organizada, que, além de participarem da construção das atividades promovidas pelo próprio Fórum Social Mundial Justiça e Democracia, inscreveram mais de 120 atividades autogestionadas, todas com temas de extrema importância”, acrescenta o texto.

Fórum Social Mundial

O evento do ano passado teve como tema o questionamento “Como será o mundo no período pós-covid-19?” e trazia uma análise prévia sobre a pandemia. Em 2021, o Fórum Social Mundial completou 20 anos e foi realizado pela primeira vez de forma remota, seguindo o protocolo de realização de eventos durante a pandemia.

O Fórum é organizado por associações e coletivos jurídicos, movimentos sociais e entidades progressistas das áreas da Justiça e da Democracia. Entre elas estão: Transforma MP, Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABDJ), Associação de Advogadas e Advogados Públicos pela Democracia, Associação Juízes para a Democracia (AJD), Coletivo Defensoras e Defensores Públicos pela Democracia e Movimento Policiais Antifascismo.

O encontro deste ano pretende fazer uma reflexão sobre os diversos problemas que envolvem o sistema de justiça hoje e suas conexões com as ameaças que pairam sobre a democracia no Brasil e em vários outros países. Os debates serão feitos em torno de cinco grandes eixos: democracia, arquitetura do sistema de Justiça e as forças sociais; sistema de Justiça, democracia e Direitos de grupos vulnerabilizados; capitalismo, desigualdades e mundos do trabalho; comunicação, tecnologias e Justiça; e perspectiva transformadora da Justiça e a centralidade da cultura nesse processo.

Da Rede Brasil Atual

Autor