Morre Severino Almeida, líder histórico dos trabalhadores marítimos

O líder sindical cumpriu trajetória destacada e deixou um legado que seguirá inspirando a luta dos trabalhadores de diversas categorias profissionais.

Severino Almeida ao falar durante assembleia de sua categoria profissional

O sindicalista Severino Almeida Filho, fundador da CTB e líder histórico da categoria marítima, faleceu na madrugada desta quarta-feira (12), no Rio de Janeiro, aos 67 anos. Segundo Carlos Augusto Müller, presidente da Conttmaf (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos), Severino “partiu para sua última viagem em paz, enquanto dormia, em casa”. Ele será cremado nesta quinta-feira (13), em cerimônia restrita à família, no Crematório Memorial do Carmo.

Severino foi presidente do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar) até março de 2020 e a Conttmaf, até janeiro de 2021.Sindmar e liderou a participação da categoria marítima no Congresso de Fundação da CTB, em Belo Horizonte, sendo eleito secretário de Relações Internacionais na primeira direção da central.

O Sindmar divulgou nota em que registra o pesar da categoria pelo morte “líder sindical marítimo mais representativo do seu tempo”. Afirma ainda que Severino “deixa o legado de uma vida inteira dedicada à defesa incansável dos direitos, das remunerações e das condições de trabalho dos marítimos brasileiros”.

Em sua memória, o Sindmar reproduziu uma frase representativa do espírito coletivo de Severino Almeida Filho:

Temos de navegar juntos, para não perdermos o que com muita luta conquistamos. Um Sindmar forte, eficiente e reconhecido externamente é a única garantia que nos restou diante da sanha patronal de desmantelamento dos direitos e da própria noção e do valor do trabalho e do emprego. O Sindicato é um patrimônio de cada um de nós e de todos os oficiais e eletricistas mercantes. Unidade e luta!

O presidente da CTB, Adilson Araújo, lamentou a perda do “comandante Severino Almeida, maior líder da categoria marítima, grande construtor da nossa central sindical”. Segundo Adilson, o dirigente “deixa uma grande lacuna, mas também importante legado, dado toda sua contribuição para a construção da organização sindical marítima, aquaviária, portuária e estivadora”.

Da Federação Sindical Mundial (FSM) também foi divulgada uma nota assinada por Ernesto Freire Cazañas, do Escritório Regional para América Latina e Caribe, que expressa as “mais profundas condolências à família, amigos e camaradas deste grande líder sindical do setor marítimo e do CTB, que deixa como legado sua marca, em favor dos trabalhadores brasileiros e do mundo”.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) lamentou de Severino Almeida, “grande liderança sindical marítima do nosso tempo, sua partida representa uma grande perda para a classe trabalhadora brasileira”

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) destacou a atuação de Severino Almeida junto a todas as frentes, incluindo a Marinha do Brasil, parlamento, executivo, judiciário, organizações internacionais. A parlamentar ressaltou que “sua atuação era marcada por sua visão estratégica, soberana de seu país , da importância da unicidade sindical, da formação e qualificação dos trabalhadores, e da defesa emocionada e solidária de seus colegas”.

Jandira afirmou ainda que o líder marítimo era “íntegro, estudioso, combativo e grande liderança de sua categoria, durante anos, organizou as lutas e junto de seus colegas conquistou respeito e elevação do patamar de trabalho para milhares de trabalhadores e sua famílias”. Para a deputada, Severino será “uma referência eterna na história da Marinha mercante brasileira, para novas gerações, na família marinheira e na luta sindical”.

O presidente do PCdoB-RJ, João Batista Lemos, também sindicalista e amigo pessoal de Severino Almeida, expressou sua profunda tristeza e sua certeza de que a trajetória de luta do grande amigo do Partido Comunista não foi em vão. Lemos destacou que “Severino foi um sindicalista classista de rara qualidade, parceiro de muitas lutas, nacional e internacional”.

Atendendo à vontade do próprio Severino, não haverá velório. A cremação ocorrerá na manhã desta quinta-feira (13) em cerimônia restrita aos familiares apenas.

Com informações do Portal CTB e dos sindicatos

Autor