Aos 75 anos, o neoliberalismo já viveu demais

A única forma de enfrentar a Covid-19 tem sido através da intervenção do Estado, ações governamentais, planejamento, orçamentos públicos, pesquisando desenvolvimentos, modelando estatísticas, e investindo fundos públicos no desenvolvimento de vacinas.

O mês de abril deste ano marca o 75º aniversário da primeira reunião da Sociedade Mont Pelerin. Foi convocado pelo infame economista Friedrich von Hayek, que pretendia reunir uma série de pensadores para se oporem ao avanço do socialismo e da social-democracia.

Poucos reconhecerão quaisquer nomes de membros deste ilustre bando, excepto talvez o seu fundador Hayek ou Milton Friedman, conselheiro tanto de Ronald Reagan nos EUA como de Margaret Thatcher no Reino Unido.

Mas as elites globais conhecem-nos bem e honraram pelo menos nove deles com prémios Nobel em economia.

Os departamentos de economia universitária em todo o mundo ajoelharam-se no seu altar e criaram uma nova ortodoxia de fetichismo de livre mercado e, em nome do liberalismo e da tolerância, expurgaram vagamente keynesianos, quanto mais marxistas, académicos das suas fileiras.

Professores neoliberais reunidos nos seus covens, agitando poções para que os estudantes alucinados já não precisassem ser hippies. Em vez disso, poderiam tornar-se investidores da bolsa de valores. O mercado livre de ideias econômicas tornou-se um monopólio do neoliberalismo não regulamentado por quaisquer comissões ou organismos antitrust.

No entanto, o curioso era que não havia nada de realmente novo sobre o assunto. Representava capitalistas, principalmente no Ocidente, e principalmente como encarnado por Reagan e Thatcher, chateados por terem perdido tanto nos anos da Depressão e do pós-guerra e por procurarem vingança.

Foi o liberalismo clássico que ressuscitou no período pós-guerra, quando o socialismo ganhava força em diversos países.

Era uma época de um novo “assentamento de classe” em grande parte do mundo ocidental – propriedade pública, planejamento, intervenção estatal, estado social, desenvolvimento de sistemas de saúde gratuitos em muitos países – e da libertação do domínio colonial em muitos outros.

Tudo isto foi um pouco exagerado para os liberais. As coisas estavam a libertar-se, e os liberais odeiam a liberdade. O mundo estava a tornar-se uma prova do fracasso do capitalismo liberal que eles tinham abraçado.

Por isso pensaram que, à luz do fracasso, o melhor seria repetir os seus erros de forma ainda mais espectacular da próxima vez. E, claro, quando falharam em 2008, foram correndo para os governos para os socorrer.

O neoliberalismo foi a invenção dos capitalistas exaustos, derrotados e aplaudidos. A sua missão era nada mais nada menos do que desmantelar a progressiva colonização do pós-guerra e tudo aquilo por que o povo tinha lutado e estava a construir para socializar a economia.

E nisto, apesar da sua decrepitude e falência, foram notavelmente bem sucedidos.

Poder-se-ia dizer que a economia vudu e a economia de cortar e queimar é fácil de lançar contra o povo – e em certo sentido é. Pode-se compreender como o 1% de topo a adoraria, mas um dos grandes problemas era que não havia uma oposição intelectual suficientemente profunda e informada para confronto-la. A economia, tal como a história e a política, desapareceram da agenda da educação sindical.

Os neoliberais tomaram a longa visão logo desde a sua primeira reunião em 1947. Nenhum big bang instantâneo, nenhum golpe repentino contra-revolucionário após o Chile, que tinha sido a sua primeira experiência.

Eles foram eliminados. Lenta mas seguramente, desviaram-se dos principais políticos em todo o mundo e persuadiram-nos de que apenas um pequeno Estado e um grande mercado livre e muito dinheiro em muito poucos bolsos poderiam salvar a humanidade. A riqueza, diziam eles, iria diminuir – 99% seriam riam beneficiados.

Ironicamente, tiveram de usar o Estado para introduzir um novo autoritarismo e, em particular, usar forças e legislação estatal contra a “tirania” do sindicalismo e dos serviços e serviços públicos de utilidade pública.

O valor dos salários em relação ao produto interno bruto foi sistematicamente reduzido em cerca de 10%. Uma melhor estratégia para eles do que a inversão de cada pedaço de reforma progressiva em cada país era encontrar meios através dos quais os parlamentos nacionais e regulamentares das nações independentes pudessem ser anulados por entidades supranacionais como, por exemplo, o Fundo Monetário Internacional ou a União Europeia.

E os resultados de todas as suas conivências e conferências, prêmios Nobel e seminários, documentos e propostas políticas sempre tão inteligentes?

Bem, todos sabemos que – desde lucros que queimam o planeta a empresas energéticas privadas que congelam os aposentados no inverno, desde bancos alimentares a bancos-sombra que concentram a riqueza retirada das pessoas em tão poucas mãos, o mundo parece por vezes ser gerido por uns poucos arqui-megalômanos.

Se alguém criasse uma instituição erudita para treinar ladrões, haveria um clamor. Mas foi isto que o mundo tolerou na Sociedade Mont Pelerin e no seu primo próximo, o Grupo Bilderberg, a cujas reuniões até alguns sindicalistas iludidos acompanharam.

Há muitos livros e vídeos brilhantes sobre como a agenda neoliberal tem influenciado a evolução mundial e os principais políticos. O Partido Democrata nos EUA sob a liderança de Bill Clinton e o Partido Trabalhista no Reino Unido sob a liderança de Tony Blair engoliram o elixir do extremismo.

Mas nada dura para sempre. Os gurus de ontem são os gurus de amanhã.

A única forma de enfrentar a Covid-19 tem sido através da intervenção do Estado, ações governamentais, planejamento, orçamentos públicos, através de prestadores de serviços públicos tomando providências clínicas e preventivas, e pesquisando desenvolvimentos, modelando estatísticas, e investindo fundos públicos no desenvolvimento de vacinas.

A Covid-19 tem sido, portanto, reduzida nos países capitalistas através da adopção de “medidas socialistas” de protecção e melhoria social, coordenação central e planejamento.

Onde os países se assumem socialistas, a Covid-19 tem sido gerida de forma muito eficaz, em grande contraste com as nações capitalistas.

Não admira que a Sociedade Mont Pelerin esteja ansiosa pela sua conferência deste ano em Oslo, no m6es de outubro, para disparar alguns volts na sua máquina de suporte de vida.

O mundo enlouqueceu e teve de começar a cuidar novamente das pessoas e investir em ciência e tecnologia e planejar programas de vacinação, pelo que Frankenstein deve, pensa a Sociedade, ser abalado pela vida e a produção e circulação de vacinas deve ser deixada aos seus amigos traficantes de carros em segunda mão.

Mas as reuniões mais importantes este ano serão todas aquelas que celebram e discutem as políticas necessárias para substituir a mão morta do neoliberalismo. A Federação Geral dos Sindicatos e os nossos companheiros irão reunir-se, não na Suíça, mas mais perto de casa onde os trabalhadores se reúnem, para popularizar uma nova economia para o povo.

2022 é o ano para começar o fim da economia neoliberal, e não devemos ser reticentes quanto ao seu desaparecimento.

Fonte: People’s World – Tradução: Guillermo Haritza