Bruna Edwirges coordenará Roda de Poesia no Gesso

Coletivo Camaradas é uma organização política de esquerda que tem um trabalho de democratização das leituras e literaturas no Crato.

A escritora Bruna Edwirges é a nova coordenadora da Roda de Poesia no Gesso desenvolvida pelo Coletivo Camaradas. A ação é realizada desde 2013, e ao longo dos anos se tornou uma das principais ações da organização no campo da democratização da leitura e da literatura. A Roda de Poesia é protagonizada por crianças da Comunidade do Gesso, no Crato, as quais fazem fila para ler poemas, mas também atrai poetas e artistas de outros estados brasileiros e da região do Cariri.

Neste período pandêmico, a Roda aconteceu em formato remoto. Em janeiro de 2022 voltará a ser realizada de forma presencial, no Terreiro do Coletivo Camaradas.     

Bruna Edwirges  é poeta, militante feminista, graduada em Psicologia e escritora do site Recanto das Letras.

Para a nova coordenadora, a roda de poesia é sobretudo um espaço político, cultural, afetuoso e transformador. Ela destaca que é desafiador coordenar esse trabalho, mas que ao mesmo tempo é um compromisso para ampliar olhares e desenvolver potências. A Roda de Poesia tem uma trajetória que movimenta uma rede de poetas e que tem contribuindo para colocar em evidência novas escritoras e escritores e a própria localidade.

O Coletivo Camaradas tem um trabalho destacado de democratização da leitura na comunidade e no Território Criativo do Gesso, com ações que reúnem intervenções urbanas, pontos de leituras, contações de histórias, grupo de leitura, biblioteca comunitária,  roda de poesia e cinema.

A primeira Roda de Poesia de 2022, acontecerá no último domingo de janeiro, dia 30, às 17h, além do Sarau acontecerá também   o lançamento de videoclipe “A Internacional Comunista” em ritmo de embolada, do artista Hamurábi Batista, que faz parte de projeto realizado pelo Pontes Criatividades e Dextape,  e a Trocaria que é uma feira de sustentabilidade com vendas de comidas, artesanatos, mudas de plantas,  sebo de livros e brechó.