Lula venceria 2º turno com folga contra Bolsonaro e Moro, diz pesquisa

Ex-presidente tem uma intenção de votos próxima de 50% e uma vantagem de ao menos 20 pontos percentuais sobre cada oponente

Arte: Poder360

Pesquisa PoderData realizada de 19 a 21 de dezembro mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria com folga todos os prováveis adversários em um eventual segundo turno nas eleições 2022. Em simulações contra Jair Bolsonaro (PL), Sergio Moro (Podemos), Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB), Lula tem uma intenção de votos próxima de 50% e uma vantagem de ao menos 20 pontos percentuais sobre cada oponente.

Contra Bolsonaro e Moro, as simulações de segundo turno ficam próximas dos números registrados há um mês. Agora, Lula marca 54% contra 34% de Bolsonaro e 50% contra 30% de Moro. Nesse período, os números variaram dentro da margem de erro de dois pontos percentuais da pesquisa.

A nova pesquisa foi realizada por telefone com 3 mil eleitores, de 494 municípios, de todos os estados do Brasil. A vantagem de 20 pontos percentuais de Lula sobre Bolsonaro não é a maior já registrada. Em 30 de agosto a 1º de setembro de 2021, o petista estava 25 pontos à frente: 55% a 30%.

No primeiro turno, Lula teria 40% dos votos contra 30% de Bolsonaro. Eles são seguidos pelo ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro (Podemos), que marca 7%, tecnicamente empatado com Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB), com 4%, cada.

Há um mês, Lula pontuava 34% em um cenário ligeiramente diferente. Na época, o PoderData testava os nomes de Luiz Mandetta (DEM) e Cabo Daciolo (Brasil 35), que depois deram indicação de que devem ficar de fora da corrida pelo Planalto. Nesta rodada, foram incluídos dois novos pré-candidatos: Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante).

Entre os homens, 37% votam em Jair Bolsonaro. Dentre as eleitoras mulheres, 44% escolheriam Lula. No recorte por idade, 39% dos que têm 60 anos ou mais votariam no atual chefe do Executivo, enquanto o petista tem 44% dos votos entre aqueles de 25 a 44 anos.

Bolsonaro tem seu melhor desempenho na região Norte, com 40% dos votos. Empata tecnicamente na margem de erro com Lula, que tem 44%. No Nordeste, Lula pontua 51% –seu melhor resultado regional.

Já quando considerada a escolaridade, 13% dos que cursaram ensino superior votariam em Sergio Moro. Entre aqueles que estudaram até o ensino médio, 35% votam em Bolsonaro. Analisada a faixa de renda dos entrevistados, 52% dos que ganham até dois salários mínimos votam em Lula e 50% dos que ganham de dois a cinco salários mínimos votam em Bolsonaro.

Com informações do Poder360