América Latina: a volta da esperança

A disputa política na América do Sul opõe as forças democráticas e progressistas à extrema direita, que tenta impedir os avanços que a região necessita.

Dez dos onze países mais felizes do mundo estão da América Latina - Reprodução

Desde 2020, a maioria dos países da região foi afetada pela pandemia, que hoje coloca a América como seu principal território, dois anos após seu início em Wuhan, China, e levou a um rearranjo global, em um mundo com múltiplas transições., incluindo segurança sanitária, além de mudanças no calendário eleitoral na América Latina.

A pandemia do Coronavírus, depois de atingir a China e a União Europeia, tem como epicentro os Estados Unidos, o país mais infectado do mundo, sendo Nova York o grande foco da pandemia.

O coronavírus afetou fortemente a América Latina, alterando profundamente o cenário político e eleitoral da região, fortemente impactada pela pandemia, que em dezembro já registrava mais de 275 milhões de casos em todo o mundo e mais de 5,35 milhões de mortes.

Não há dúvida de que tal contexto crítico em termos globais afeta diretamente a política e aumenta a inquietação dos cidadãos e dos movimentos sociais, devido ao aumento do desemprego, da pobreza e da fome, que caminham juntos.

Esses males atingem, sem dúvida, os mais pobres e também uma classe média que se empobrece e, consequentemente, se agrava a polarização política, cenário em que setores fundamentalistas apelam para instilar o medo da mudança para manter o status quo.

O calendário eleitoral latino-americano de 2021 se desenvolveu em um cenário de coronavírus, incertezas e exacerbação da atitude dos setores conservadores e fundamentalistas, conforme confirmado pela CNN ao se referir ao deputado chileno José Antonio Kast, que representa o Partido Republicano; exacerbação que contrasta com a necessidade do cidadão por cenários positivos, em decorrência do alto custo com a perda de vidas humanas sofridas. Aqui está um exemplo dessas mensagens.

“Babuínos, macacos, parasitas, imundos, matilha de cães loucos, carrapatos.” Esses são os termos que um candidato do Partido Republicano usava para se referir a seus adversários nas redes sociais. Desumanizar adversários políticos, tratá-los como menos que humanos, é algo que sempre foi usado por fascistas e totalitários; O almirante Merino “lembra que ele se referiu aos comunistas como” humanóides “. Como eram menos que humanos, podiam ser exterminados, como foi feito no Chile. Os nazistas se referiam aos judeus como “carrapatos”. exatamente os mesmos termos que este candidato usa. (CNN Chile, Daniel Matamala. A ata da confiança 18/11/21).

O voto do povo chileno derrotou essas expressões no dia 19 de dezembro com o triunfo de Gabriel Boric.

Em 2021, vivemos o Plebiscito no Chile (25/10) que aprovou a Convenção Constitucional, presidida pela imparável Elisa Loncón as eleições presidenciais bolivianas (18/10) com o triunfo da dupla Arce / Choquehuanca no primeiro turno; as eleições locais no México com uma vitória significativa de Morena, consolidando o triunfo da AMLO; as eleições na República Dominicana (17/05), as legislativas no Chile (26/04), as venezuelanas (26/12), além de outras significativas no Brasil, Paraguai, Uruguai e Costa Rica.

Mais recentemente, em 2021, ocorreram eleições municipais no Paraguai (10/10), nacionais na Nicarágua (07/11), legislativas na Argentina (14/11) e gerais no Haiti.

Os casos do Peru e do Chile

O Peru é o caso mais grave, já que setores ultraconservadores no delito passaram de lagrita por suposta fraude eleitoral e a tentativa de anulação do resultado das eleições, para levantar um ponto de vacância presidencial, também falhou em sua primeira tentativa, a menos que quatro meses após Com o início do período presidencial, e estariam envolvidos em uma conspiração internacional (EUA, Espanha) contra o presidente Pedro Castillo, quase toda a  política  do segundo semestre tornou-se uma tentativa de refazer a eleição presidencial até o próximo ano (Lauer, LR21. 12,21)

No Chile , o resultado do primeiro turno colocou José Antonio Kast com 27,91% e Gabriel Boric com 25,83%. O ultraconservador Kast, com duro discurso anti-imigrante e o esquerdista Gabriel Boric, do Approve Dignity, que buscava frear o neofascismo de Kast, já conheciam o potencial de eleitores que teriam para a votação de 19 de dezembro, por ele definida no segundo turno para o sucessor de Sebastián Piñera.

O avanço de José Antonio Kast e seu compromisso com a ruptura com a democracia liberal, a rota do fascismo histórico, ocorreu em contraposição a uma gigantesca mobilização social que optou em 2020 por mudar a constituição herdada da sangrenta ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) .

No Chile , no segundo turno no domingo, 19 de dezembro, Gabriel Boric, candidato da aliança de esquerda, venceu por mais de um milhão de votos de diferença para Kast. Participaram 8,5 milhões de chilenos e chilenos, com número recorde de participação de mais de 55% dos aptos a votar, nas eleições voluntárias.

Gabriel Boric, de 35 anos, é hoje o presidente mais jovem da história do Chile e do mundo. 4,5 milhões de votos obtiveram o candidato de Aprovar Dignidade a subir com a vitória. Ele prevaleceu com uma vantagem de 11,14%.

Marco Enríquez Ominami, ex-candidato à presidência (filho do fundador histórico do MIR chileno, Miguel Enríquez) e que se aliou ao candidato de Aprovar Dignidade no segundo turno, disse ao La República que “ganhou esperança e perdeu o extremismo de direita. As ideias da extrema direita foram derrotadas de forma esmagadora. O Chile caminha para um processo constituinte com uma economia adversa, mas com um governo de esperança ”(LR20.12.21). “O triunfo de Boric é um triunfo do progressismo latino-americano”, define o Grupo Puebla (GP) em nota sobre o resultado ( O triunfo de Boric e do progressismo latinoamericano – Grupo Puebla ).

O desafio de Boric é enorme, durante seu mandato ele deve votar a favor ou contra a Nova Constituição, atualmente em debate sob a presidência de Elisa Locón, que apoiou publicamente Boric.

O novo e jovem presidente chileno também recebeu o reconhecimento e saudações de líderes de toda a região e de outros continentes, como “a esperança venceu o medo”. Boric será empossado em 11 de março de 2022.

O cessante Piñera termina seu mandato com o estigma da corrupção – apesar de a maioria de direita no Senado ter impedido seu julgamento político, aprovado pela Câmara dos Deputados – pela escandalosa venda da mina Dominga nas Ilhas Virgens, a paraíso fiscal, um daqueles usados ​​para esconder dinheiro ruim ou sonegar impostos.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho

Fonte: Nodal