Moro encolhe, Lula cresce e todos vencem Bolsonaro em pesquisa Ipespe

A pesquisa também mediu como se comporta o eleitorado em cenários de segundo turno com e sem Lula. Até João Dória vence Bolsonaro.

Pesquisa de opinião de voto com números de Lula, Bolsonaro, Moro e Ciro

A pesquisa Ipespe de dezembro, divulgada nesta segunda (20), mantém a liderança de Lula (PT) mantém a liderança com tendência de ascensão, enquanto Jair Bolsonaro (PL) cai na vice-liderança. Sergio Moro (Podemos) , porém, mudou a direção do seu gráfico, que passou a cair depois do boom de lançamento da candidatura. Num segundo turno sem Lula, todos venceriam o atual presidente.

Moro chegou a 11% em novembro, mas agora caiu para 9%, se reaproximando de Ciro Gomes (PDT) . O ex-governador do Ceará também caiu, indo de 9% para 7%.

Na parte de baixo da tabela, João Doria (PSDB) segue com dificuldades de crescer, apesar de ter vencido as prévias do seu partido. O governador de São Paulo marcou 3%, enquanto Felipe D’Ávila (Novo) e Rodrigo Pacheco (PSD), marcaram 1%.

A pesquisa também mediu como se comporta o eleitorado em cenários de segundo turno com e sem Lula. Até João Dória vence Bolsonaro, no melhor cenário para o presidente, apesar da diferença de sete pontos. Com Lula, Bolsonaro perderia por uma diferença de 22 pontos. Confira:

  • Lula 53% x Bolsonaro 31%
  • Lula 52% X Sergio Moro 33%
  • Lula 52% X Ciro Gomes 25%
  • Lula 53% X João Doria 22%
  • Ciro Gomes 44% x Jair Bolsonaro 33%
  • João Doria 43% x Jair Bolsonaro 36%

Sobre a pesquisa

A pesquisa Ipespe foi realizada entre os dias 14 e 16 de dezembro, com amostra nacional de mil entrevistados, representativa do eleitorado brasileiro, de 16 anos e mais, de todas as regiões do País; com cotas de sexo, idade e localidade; e controle de instrução, renda e revogação do voto presidencial 2018.

A margem de erro máximo estimado é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. Os percentuais que não totalizam 100% são estimulantes ou de múltiplas alternativas de resposta.

Autor