Ainda sob apagão de dados, média de mortes por covid está abaixo de 150

Brasil registra 67 mortes por Covid-19 em 24 horas com 66% da população totalmente vacinada.

Primeiro ministro britânico de extrema-direita, Boris Johnson, visita com frequência ambientes de vacinação e tratamento de covid, enquanto no Brasil, Bolsonaro finge não existir esse trabalho e faz o que pode para sabotá-lo. Foto de Simon Dawson / Nº 10 Downing Street

Com apagão de dados do Ministério da Saúde, o consórcio da imprensa registrou nesta segunda-feira (20) 67 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, em todo o Brasil, com o total de óbitos chegando a 617.905 desde o início da pandemia.

Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 132. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -30% e aponta tendência de queda.

Estes números ocorrem no momento em que 66% da população está totalmente imunizada contra o vírus, mas também no momento em que os dados não são totalmente confiáveis, por falta de notificação de vários estados, o que pode levar a um represamento que pode explodir mais para frente.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, 22.213.696 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 2.568 desses confirmados no último dia.

A média móvel nos últimos 7 dias foi de 3.497 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de -61% em relação aos casos registrados em duas semanas, indicando queda nos diagnósticos.

Estados

Dois estados não tiveram registros de mortes nesta segunda: AM e CE

Após um ataque hacker no site do Ministério da Saúde, no aplicativo e na página do ConecteSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19 – na madrugada de 10 de dezembro, diferentes estados passaram a informar problemas para colher dados de casos e mortes dos sistemas do ministério. Nesta segunda, as secretarias de AC, GO, RR, MS e TO não informaram novos dados.

É o 11º dia seguido com problemas apontados por diferentes estados na captação dos dados de casos e mortes desde o ataque.

A maioria dos estados notificou desaceleração no númeor de mortes: RS, SC, ES, MG, RJ, SP, AL, BA, MA, PB, PI e SE. Apenas PR, DF, MT, RO e RN estão com mortes em aceleração. Os cinco restantes estão estabilizados.

Vacinação: 66,39%

Os dados do consórcio de veículos de imprensa divulgados às 20h desta segunda mostram que 141.619.683 pessoas tomaram a segunda dose ou dose única de vacinas e, assim, estão totalmente imunizadas. Este número representa 66,39% da população. Treze estados não divulgaram dados da vacinação, 11 dias após ataque hacker ao Ministério da Saúde.

A dose de reforço foi aplicada em 23.170.276 pessoas, o que representa 10,86% da população.

Um total de 160.498.120 pessoas, o que representa 75,24% da população, tomaram ao menos a primeira dose de vacinas.

Somando a primeira dose, a segunda, a única e a de reforço, são 325.288.079 doses aplicadas desde o começo da vacinação.

Autor