Relatório mostra “profundas falhas” de ataques de drones dos EUA no Oriente Médio

Investigação do NYT constatou que as guerras aéreas dos Estados Unidos, de Barack Obama, no Oriente Médio são marcadas por ‘inteligência falha’ e ‘seleção de alvos falha’, que levaram a centenas de civis mortos.

Imagens de vigilância ruins ou inadequadas geralmente contribuem para falhas fatais de seleção de alvos, afirma o relatório [Arquivo: Marinha dos EUA]

Documentos recém-obtidos do Pentágono mostram que as guerras aéreas dos Estados Unidos no Oriente Médio foram marcadas por “inteligência profundamente falha” e “seleção falha de alvos” que resultaram na morte de mais de 1.000 civis na última década, de acordo com investigação do New York Times

O relatório, baseado em uma coleção de documentos confidenciais do Pentágono cobrindo mais de 1.300 relatos de vítimas civis, enfraquece a descrição do governo dos EUA de uma guerra travada com bombas de precisão, disse a publicação.

As promessas de transparência e prestação de contas, diz o jornal, sempre foram insuficientes.

“Nem um único registro fornecido inclui uma descoberta de delito ou ação disciplinar”, relatou o jornal no que disse ser uma série de reportagens em duas partes.

Embora vários dos casos mencionados pelo Times tenham sido relatados anteriormente, ele disse que sua investigação mostrou que o número de mortes de civis foi “drasticamente subestimado” em pelo menos várias centenas.

Falhas de vigilância

Em seu relatório, o New York Times revisou casos em que civis foram mortos, nenhum dos quais resultou em uma admissão de delito.

Menciona a morte de 120 aldeões sírios nos arredores da vila de Tokhar, em um ataque em julho de 2016 que, segundo relatos da época, matou 85 combatentes.

Outro exemplo veio na implementação de um ataque aéreo em novembro de 2015 na região de Ramadi no Iraque, depois que uma pessoa foi observada arrastando um “objeto pesado e não identificado” para um local do ISIS (ISIL). Foi constatado em um relatório elaborado após uma revisão que o objeto era uma criança que morreu na operação.

Imagens de vigilância ruins ou inadequadas geralmente contribuem para falhas fatais de direcionamento, disse o relatório.

Mais recentemente, os Estados Unidos foram forçados a retirar as acusações de que um carro destruído por um drone em uma rua da capital do Afeganistão, Cabul, em agosto, estava carregado de bombas.

Posteriormente, foi revelado que as vítimas do ataque eram 10 membros de uma família.

Muitos sobreviventes civis dos ataques dos EUA, diz o relatório, ficaram com deficiências que exigiam tratamento caro, mas os pagamentos de condolências totalizaram menos de uma dúzia.

Questionado sobre o assunto, o capitão Bill Urban, porta-voz do Comando Central dos Estados Unidos, disse ao Times que “mesmo com a melhor tecnologia do mundo, erros acontecem, seja com base em informações incompletas ou em má interpretação das informações disponíveis. E tentamos aprender com esses erros.

“Trabalhamos diligentemente para evitar tais danos. Investigamos cada instância confiável. E lamentamos cada perda de vidas inocentes. ”

Invisível do ar

A campanha aérea dos EUA no Oriente Médio cresceu rapidamente nos últimos anos do governo do ex-presidente Barack Obama, à medida que o apoio público diminuía às guerras terrestres.

Obama disse que a nova abordagem, muitas vezes usando aeronaves não tripuladas controladas de longe, representou “a campanha aérea mais precisa da história”, capaz de reduzir ao mínimo as mortes de civis.

A nova tecnologia tornou possível destruir uma parte de uma casa cheia de combatentes inimigos, deixando o resto da estrutura de pé, disse o Pentágono.

Mas, ao longo de um período de cinco anos, as forças dos EUA realizaram mais de 50.000 ataques aéreos no Afeganistão, Iraque e Síria, disse o relatório, com muito menos do que a precisão anunciada.

Ao compilar seu relatório, o Times disse que seus repórteres “visitaram mais de 100 locais de vítimas e entrevistaram dezenas de residentes sobreviventes e atuais e ex-funcionários americanos”.

O jornal obteve os documentos do Pentágono por meio de solicitações da Liberdade de Informação a partir de março de 2017 e ações judiciais movidas contra o Departamento de Defesa e o Comando Central. Um novo processo busca registros no Afeganistão.

Antes de lançar ataques aéreos, os militares dos EUA devem navegar em protocolos elaborados para estimar e minimizar as mortes de civis.

Mas há várias maneiras pelas quais a inteligência disponível pode enganar, falhar ou, às vezes, levar a erros desastrosos.

Por exemplo, disse o Times, o vídeo filmado do ar não mostra pessoas em prédios, sob a folhagem ou sob lonas ou coberturas de alumínio.

E os dados disponíveis podem ser mal interpretados, como quando as pessoas que correm para um novo local de bombardeio são consideradas combatentes, e não aspirantes a resgatadores.

Às vezes, o Times dizia: “Homens em motocicletas se movendo ‘em formação’, exibindo a ‘assinatura’ de um ataque iminente, eram apenas homens em motocicletas”.

Urban, o porta-voz do Comando Central, disse que os planejadores da guerra aérea fazem o melhor que podem sob condições extremamente difíceis.

Mas ele acrescentou que “em muitas situações de combate, onde os alvos enfrentam fluxos de ameaças confiáveis ​​e não têm o luxo do tempo, a névoa da guerra pode levar a decisões que tragicamente resultam em danos civis”.

Da Al Jazira com agências de notícias

Autor