Covid: Queiroga não restabelece sistemas hackeados, e 5 estados apagam

Nesta sexta, as secretarias de GO, MS, PB, RJ e TO não informaram novos dados. Brasil registra 126 mortes por Covid em 24 horas

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Brasil registrou nesta sexta-feira (17) 206 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 617.601 desde o início da pandemia. O Ministério da Saúde ainda não divulga plenamente as estatísticas da pandemia, após o ataque hacker oito dias atrás.

Nesta sexta, as secretarias de GO, MS, PB, RJ e TO não informaram novos dados. Segundo as secretarias destes locais, não foi possível informar os números de casos e mortes devido à instabilidade nos sistemas do Ministério da Saúde.

Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 131, um excelente número caso os dados estivessem regularizados. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -33% e aponta tendência de queda.

No domingo (12), o ministério da Saúde informou que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado, sem perda de informações. Mas, no dia seguinte, o ministro Marcelo Queiroga disse que houve um novo ataque hacker. A previsão de estabilização dos sistemas, colocada para terça-feira (14) pelo ministro, não foi cumprida.

Evolução da média móvel de óbitos por Covid no Brasil nos últimos 14 dias. A variação percentual leva em conta a comparação entre os números das duas pontas do período — Foto: Editoria de Artes/g1

Em 31 de julho, o Brasil voltou a registrar média móvel de mortes abaixo de 1 mil, após um período de 191 dias seguidos com valores superiores. De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média móvel acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, 22.209.020 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 4.079 desses confirmados no último dia. Para efeito de comparação, no final de junho, a média de contágios diários era de mais de 77 mil.

A média móvel nos últimos 7 dias foi de 3.505 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de -60% em relação aos casos registrados em duas semanas, indicando queda nos diagnósticos.

Estados

Cinco estados não tiveram registros de mortes nesta sexta-feira: AC, AP, CE, RR e SE, enquanto MT, DF, RN, RO e PE apresentaram aumento de óbitos. A maioria dos estados mantém desaceleração de óbitos (PI, AL, AP, BA, SP, SC, ES, PR, RS, MG, CE, MA e AC).

Já as regiões Centro-Oeste (-61%), Nordeste (-29%), Sudeste (-46%) e Sul (-30%) estão em queda. O Norte (8%) está em tendência de estabilidade. O Brasil apresenta, no geral, tendência de queda (-33%).

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás.

Vacinação: 66,25%

Dados também reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa mostram que 141.322.921 pessoas tomaram a segunda dose ou dose única de vacinas e, assim, estão totalmente imunizadas. Este número representa 66,25% da população. 14 estados não divulgaram dados da vacinação sete dias após ataque hacker ao Ministério da Saúde.

Devido ao ataque hacker ao site do Ministério da Saúde, ao aplicativo e à página do ConecteSUS (plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a covid-19), os dados de vacinação de alguns estados ainda não se normalizaram.

A dose de reforço foi aplicada em 22.618.133 pessoas, o que representa 10,6% da população.

160.555.061 pessoas, o que representa 75,27% da população, tomaram ao menos a primeira dose de vacinas.

Somando a primeira dose, a segunda, a única e a de reforço, são 324.496.115 doses aplicadas desde o começo da vacinação.

Autor