Entidades de Mulheres lançam manifesto pela unidade e Fora Bolsonaro

Segundo a UBM e CMB, o desgoverno negacionista e genocida de Bolsonaro atinge impiedosamente os mais pobres e os mais vulneráveis, particularmente as mulheres, as crianças e a população negra do país

Tuane Fernandes / Mídia Ninja

A União Brasileira de Mulheres (UBM) e Confederação das Mulheres do Brasil (CMB) lançaram o manifesto pela unidade da luta, Fora Bolsonaro, defesa da democracia, e um basta nas mortes, fome e desemprego. “Nós mulheres de todas as idades, cores, raças, etnias, segmentos sociais e orientação sexual somos mais de 70% que não queremos mais esse governo! Hoje mais de 45% das famílias são chefiadas por mulheres, a maioria mulheres negras que não tem como colocar comida no prato de seus filhos, por estarem desempregadas e sem auxílio maternidade”, diz o documento.

Segundo as entidades, o desgoverno negacionista e genocida de Bolsonaro atinge impiedosamente os mais pobres e os mais vulneráveis, particularmente as mulheres, as crianças e a população negra de nosso país. A pandemia de Covid-19 atingiu mais de 23 milhões de infectados e 613 mil mortes.

“O descaso do governo colocou o Brasil como o 2º pais com mais mortes por Covid-19. Milhares de famílias dilaceradas perderam seus entes queridos. São 117 milhões de pessoas em situação de fome sendo 19 milhões na miséria absoluta. O Brasil é o 4º país do mundo com maiores taxas de desemprego. São 33 milhões de brasileiras e brasileiros desempregados, desalentados e subempregados. O número de mulheres desempregadas chegou a 9 milhões durante a pandemia”, diz o manifesto. Elas também foram as maiores vítimas da doença e do descaso do governo. São 1.926 gestantes e puérperas mortas pela Covid-19, sendo 78% de mulheres negras.

Sendo assim, as entidades propõem um basta no governo genocida. “Fora Bolsonaro imediatamente! Vamos recuperar todos os nossos direitos roubados e as políticas públicas que foram desmanteladas, entre elas, o Ministério da Mulher e a Casa da Mulher Brasileira, a SEPIR e o desvio de finalidades da Fundação Palmares, a participação popular nas instâncias de controle social e a reconstrução dos Conselhos”, dizem.

No campo econômico, elas apontam como necessário desenvolver e reconstruir a economia do país, para gerar empregos e acabar com a fome. Nesse sentido, é fundamental acabar com a PEC 95, também chamada de Teto dos Gastos, fortalecer e investir no SUS, garantir a defesa da Amazônia, do meio ambiente, dos povos indígenas, da soberania nacional, da biodiversidade e das riquezas naturais. 

“Combater a violência, em particular a violência de gênero e a violência política de gênero, que aumentou muito na pandemia e com esse governo. Combater os preconceitos e a discriminação de gênero, étnico-racial e garantir a defesa dos direitos da população deficiente, das mulheres em situação de rua, das ciganas e da população LGBTQIA+.”

Frente Ampla

O movimento também defende uma Frente Ampla com todos os segmentos que são contra o governo genocida. “União das mulheres pela construção de uma Frente Ampla que integre todas as forças sociais e políticas e as diversas entidades do movimento de mulheres pelo FORA BOLSONARO! À luta companheiras, por mudanças urgentes em nosso país em defesa dos mais vulneráveis, das mulheres, trabalhadoras e trabalhadores. Vamos desenvolver uma férrea unidade de ação da UBM e CMB com todos e todas as brasileiras, com o mesmo objetivo de salvar vidas em nosso país e defender a democracia.”

Por fim, o documento ressalta que a energia, unidade e força das mulheres, cis e trans, são decisivas para as mudanças que o país clama urgentemente. “Nas ruas, nas praças, nas fábricas, empresas, escolas, em todos os recantos do nosso país, juntas e unidas, lutaremos e conquistaremos o Brasil que queremos com trabalho, salário igual, creches, licença- maternidade maior, lavanderias e restaurantes populares públicos. Fim à violência e ao feminicídio. Vacina no braço e comida no prato. Manutenção e retomada permanência do Bolsa Família com atualização dos seus valores. Auxílio emergencial de 600,00 reais e 1.200,00 para mães chefes de família, até o fim da pandemia TODAS NUMA SÓ VOZ: FORA BOLSONARO!!!”

Autor