Contra as mudanças climáticas, a China faz mais do que se pensa

A China é fundamental para que o mundo alcance o objetivo do acordo climático de Paris de limitar o aquecimento global. Então, o que a China está fazendo para ajudar o mundo a evitar os piores impactos das mudanças climáticas?

Quando se trata de mudança climática, a China é tão vigiada pelos ambientalistas, quanto os EUA, com seus recordes de uso de combustíveis fósseis. O gigante asiático responde por quase 30% das emissões globais, contra os 11% do segundo colocado, os EUA. Para efeito de comparação, o Brasil emite 2,8%, segundo as estimativas anuais do Grupo Rhodium.

Por isso, a China é fundamental para que o mundo alcance o objetivo do acordo climático de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius (2,7 F), ou mesmo a meta menos ambiciosa de “bem abaixo de 2 C” (3,6 F).

Então, o que a China está fazendo para ajudar o mundo a evitar os piores impactos das mudanças climáticas?

A estratégia do país, durante as cúpulas ambientais, é prometer menos do que é capaz de realizar, assim, frequentemente, surpreende o mundo ao superar as expectativas. Por isso, suas recentes promessas modestas e incrementais para combater a mudança climática, uma abordagem inadequada para atingir os objetivos de Paris, dá razões para pensar que a China pode aumentar seus esforços nos próximos anos.

Abordagem medida da China para as mudanças climáticas

Um equívoco comum é pensar que a China carece de políticas climáticas ou não as implementa. A realidade é que a China possui um conjunto robusto de políticas climáticas e energéticas e um forte histórico no que diz respeito ao cumprimento de suas promessas à comunidade internacional.

Impulsionada pelo desejo de reduzir a poluição do ar, aumentar a segurança energética e dominar as indústrias do futuro, a China tem sido o maior investidor mundial em energia renovável desde 2013 e tem comprado matérias-primas de que essas indústrias precisam, como minas de cobalto em Africa . Tem três vezes mais capacidade de energia renovável do que qualquer outro país e o uso de veículos elétricos está crescendo. Em 2019, cerca de metade dos veículos elétricos do mundo e 98% dos ônibus elétricos estavam na China.

No geral, a China atingiu nove das 15 metas quantitativas em seus compromissos climáticos de 2015 antes do prazo. Na última década, o carvão caiu de cerca de 70% para 57% de seu consumo de energia.

Em setembro de 2021, o presidente chinês Xi Jinping indicou que a China deixará de financiar usinas a carvão no exterior . Isso provavelmente levará ao cancelamento de grande parte dos 65 gigawatts de usinas de carvão que planejou na Ásia , quase três vezes as emissões anuais de Bangladesh. E, ao contrário dos EUA, a China também estabeleceu um sistema nacional de comércio de emissões para o setor elétrico, embora não tenha um limite rígido para as emissões.

Quando se trata da abordagem da China em relação às mudanças climáticas, o problema não é a falta de implementação de políticas, mas sim a falta de ambição de políticas. Isso é evidente tanto nos compromissos revisados da China apresentados na cúpula do clima da ONU em Glasgow em novembro de 2021 quanto em seu atual plano quinquenal (2021-2025). Ambos representam melhorias graduais, mas tornarão difícil manter o aquecimento global bem abaixo de 2 C.

Por exemplo, a China pretende atingir o pico de emissões de dióxido de carbono antes de 2030 e ser neutra em carbono até 2060 . Essas metas suaves refletem uma tendência chinesa nas negociações internacionais de prometer menos para que possa entregar em excesso. Para ser consistente com os objetivos do Acordo de Paris, a China precisará estabelecer um limite para as emissões e adiantar as datas de pico.

Três vezes nos últimos quatro anos, a China respondeu a uma escassez de energia ou à desaceleração econômica, permitindo que a produção e o consumo de carvão aumentassem. Em 2020, acrescentou quase 40 gigawatts de nova capacidade de carvão, quase igual a toda a frota de carvão da Alemanha , a quarta maior potência industrial do mundo.

Razões para otimismo cauteloso

Ainda há uma chance de que a China aumente sua contribuição para a luta contra as mudanças climáticas.

É importante notar que a China ainda está desenvolvendo as políticas que nortearão sua abordagem às mudanças climáticas na próxima década. Ela lançou dois  documentos abrangentes para alcançar a neutralidade de carbono e um pico de emissões em 2030. Ao longo do próximo ano ou assim, pretende lançar 30 documentos específicos do setor e da província para orientar setores como aço, cimento e transporte.

Um homem com um capacete de segurança fica sob três grandes painéis solares
A maior parte da fabricação de energia solar é realizada na China e o país é líder em instalações.

Dois desenvolvimentos importantes em Glasgow também podem levar a China a fazer mais.

Primeiro, um número considerável de países aumentou suas promessas climáticas, o que aumenta a pressão sobre a China.

Mais de 100 nações se comprometeram a reduzir as emissões de metano , um gás de efeito estufa altamente potente, em 30% até 2030. A Índia prometeu atingir emissões líquidas de carbono zero até 2070 e, mais importante, indicou que potencialmente obteria metade de sua eletricidade de fontes renováveis até 2030. Também houve promessas de vários países para acabar com o desmatamento, eliminar o carvão e cortar o financiamento internacional para combustíveis fósseis .

Os países em desenvolvimento, em particular, podem influenciar a abordagem da China em relação às mudanças climáticas. Como a China há muito se posiciona como líder do mundo em desenvolvimento e é sensível à sua imagem internacional, pode ser difícil para Pequim resistir à pressão de outros países em desenvolvimento. O fato de vários países, como Índia, Indonésia e Vietnã , terem feito promessas mais ousadas do que o esperado em Glasgow poderia induzir Pequim a oferecer metas mais agressivas de controle de emissões.

O segundo desenvolvimento importante é que os Estados Unidos e a China alcançaram um degelo muito necessário em seu relacionamento em Glasgow e estabeleceram uma base para cooperação futura.

Negociadores americanos e chineses caminham por um corredor com repórteres atrás deles.
O principal negociador do clima da China, Xie Zhenhua, e o funcionário do clima dos EUA, John Kerry, anunciaram um acordo para trabalhar juntos em direção a emissões líquidas zero. 

Embora haja algum debate sobre se o clima se beneficia mais da competição ou cooperação sino-americana , havia a preocupação de que a hostilidade entre os EUA e a China pudesse atrapalhar as negociações.

Portanto, foi um alívio bem-vindo quando, no final da cúpula, a China e os EUA, o segundo maior emissor de gases de efeito estufa, divulgaram uma declaração conjunta delineando seu compromisso comum com o combate às mudanças climáticas.

Eles concordaram em estabelecer um “grupo de trabalho para melhorar a ação climática na década de 2020” e se reunir no início de 2022 para tratar das emissões de metano. A China também indicou que lançaria um plano de ação nacional para o metano. Isso é significativo porque a China não assinou o Compromisso Global do Metano e tradicionalmente não inclui gases de efeito estufa não-carbono – cerca de 18% das emissões totais da China – em seus compromissos.

A pressão dos países em desenvolvimento e a cooperação EUA-China serão suficientes para persuadir a China a tomar medidas mais agressivas? Só o tempo dirá, mas Glasgow pode ter sido a encruzilhada onde a China e o resto do mundo escolheram um caminho mais sustentável.

Texto com informações do artigo ao The Conversation, de Phillip Stalley, professor de Diplomacia Ambiental e Ciência Política da Universidade DePaul.

Autor