Palestinos lançam time nacional de futebol para amputados em Gaza

O time de 20 jogadores de futebol amputados em conflitos com Israel espera jogar na Copa do Mundo de Futebol para Amputados no próximo ano e fazer história.

A equipe é apoiada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha

O primeiro time de futebol para amputados da Palestina foi lançado na Cidade de Gaza nesta sexta-feira para coincidir com o Dia Internacional para Pessoas com Deficiências.

A seleção nacional da Associação de Futebol para Amputados da Palestina é apoiada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). O time de 20 é formado por jovens palestinos que perderam partes de seus corpos, seja em guerras anteriores com Israel ou em acidentes.

Os jogadores usaram muletas e pernas protéticas para jogar futebol enquanto treinavam em um estádio na Cidade de Gaza.

A equipe pretende participar da Copa do Mundo de Futebol para Amputados, programada para acontecer na Turquia no próximo ano.

Ahmed Alkhodari, 23, perdeu a perna em março de 2019 durante a Grande Marcha do Retorno, três anos atrás. Centenas de palestinos foram mortos e dezenas de milhares foram feridos em tiros israelenses enquanto tentavam cruzar a cerca exigindo um retorno às cidades e vilas localizadas dentro de Israel de onde seus ancestrais foram etnicamente limpos em 1948.

Pelo menos 156 dos feridos enfrentaram amputações.

Alkhodari disse que deseja participar de torneios fora do enclave palestino, onde vivem quase 2 milhões de pessoas, que está sob bloqueio israelense há quase 15 anos, e que sua inclusão na seleção nacional agregou “valor à minha vida” .

A seleção quer representar a Palestina na Copa do Mundo de 2022, marcada para março na cidade turca de Istambul.

Ibrahim Madi, 30, relembrou “os dias mais sombrios de sua vida” – o período depois que uma bala disparada por soldados israelenses atingiu sua perna em 2018 durante uma manifestação na fronteira em Gaza.

“Passei 11 dias com dores insuportáveis ​​no hospital”, contou. “Os médicos então decidiram amputar minha perna.” A amputação afetou gravemente a vida de Madi até que ele soube do time de futebol dos amputados.

‘História positiva vinda de Gaza’

Simon Baker, secretário-geral da Federação Europeia de Futebol para Amputados, trabalha com jogadores amputados em Gaza há três anos, ajudando-os a aprimorar suas habilidades e fornecendo treinamento de alto nível.

Baker, ele próprio um amputado, viajou pela primeira vez para Gaza em 2019 para trabalhar no projeto de futebol para amputados como consultor do CICV. Na Faixa de Gaza, ele já treinou 15 técnicos, 12 árbitros e 80 jogadores amputados – dos quais 20 foram escolhidos para a seleção final revelada na sexta-feira.

“Esperamos que até o final de março a seleção nacional vá disputar a Copa da Ásia e isso os qualifique para participar da Copa do Mundo de 2022 em Istambul”, afirmou.

Baker quer que as pessoas respeitem a equipe. “Não queremos que as pessoas tenham pena deles e sintam pena deles pelo fato de viverem em Gaza. Esta é uma história feliz e positiva vinda de Gaza.” Pessoas com deficiência podem ser membros valiosos da sociedade, disse ele.

Esta equipe ‘faz história’

Suhair Zaqout, porta-voz do CICV em Gaza, disse que esse time “faz história” por ser o primeiro time palestino de futebol amputado.

Zaqout disse que o CICV apóia cinco outros esportes para amputados em Gaza, incluindo basquete, atletismo, ciclismo e tênis de mesa.

A Faixa de Gaza abriga cerca de 1.600 amputados, de acordo com o Ministério da Saúde palestino.

Da Aljazira