Chile: pesquisa mostra Boric com 13% à frente de Kast

Pesquisa DataInfluye deu 47% por candidato aprovar Dignidade e 34% do candidato do Partido Republicano. Os números confirmam tendências demonstradas por outras pesquisas.

Boric (à esquerda) lidera pesquisas de opinião na disputa contra o ultradireitista Kast

 “Em quem você votaria para presidente do Chile?”: 47% para Gabriel Boric; 34% por José Antonio Kast. Isso se refletiu na pesquisa DataInfluye, da Tú Influyes , divulgada neste dia, correspondente ao mês de novembro.

O resultado da pesquisa indicou que entre os que votaram no primeiro turno e vão votar no segundo, Boric marca 54% das preferências e Kast 41%.

As quatro pesquisas realizadas nos últimos dias apontam para uma vantagem sustentada do candidato presidencial do Aprovar Dignidade sobre o candidato do Partido Republicano. 40% dos entrevistados disseram que Boric está fazendo uma campanha eleitoral melhor, e 31% pontuaram para Kast.

Em declarações ao El Mostrador, Axel Callís, sociólogo e diretor do Tú Influyes, disse que “tenho a impressão de que essa tendência é bastante estável, mas acho que ainda temos que esperar o voto de Kast. Uma votação Kast muito maior ainda pode aparecer, especialmente depois da tira e do debate. “

A pesquisa é baseada em uma amostra de 1.790 casos de 213 cidades do país.

A pesquisa apurou que 30% acham que nenhum bloco político oferece estabilidade econômica e crescimento, mas 25% apontaram a aliança Aprovar Dignidade como a que oferece as melhores possibilidades para isso. Depois a direita, com 13 pontos.

51% consideram que a Convenção Constitucional “deve continuar o seu trabalho tal como está”, embora 52% indique que o trabalho daquela instância tem estado abaixo ou muito abaixo das expectativas.

Numa tendência dos últimos dois anos, 71% dos consultados desaprovaram o Governo de Sebastián Piñera; 12% aprovam.

28% indicaram que os debates presidenciais na televisão influenciaram a decisão de voto, 11% nas redes sociais e 6% nas campanhas e publicidade.

Outras pesquisas confirmam liderança de Boric

Uma pesquisa realizada pela Criteria Research, divulgada nesta quinta-feira (2), mostra que Boric obteve 54% das preferências válidas, enquanto Kast  tem 46%. A sondagem confirma os levantamentos divulgados no fim de semana pelas empresas Black and White, Pulso Ciudadano e Cadem, que já mostravam Boric à frente, com uma vantagem de 3 a 16 pontos percentuais sobre seu rival.

Quanto às expectativas dos consultados sobre quem acreditam ser o próximo presidente, os dois candidatos aparecem empatados com 40%, segundo a Criteria Research. O levantamento on-line ouviu 1.620 pessoas, entre 25 e 29 de novembro.

Com informações de El Siglo e O Globo

Autor