Bancada do PSB aprova federação partidária com PT, PCdoB, PSOL, Rede e PV

A proposta recebeu 24 votos favoráveis e apenas um contrário, durante reunião dos deputados federais com o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira

(Foto: PSB/Divulgação)

A bancada do PSB na Câmara dos Deputados aprovou a proposta de criação de uma federação partidária com PCdoB, Rede, PSOL, PV e PT. A proposta recebeu 24 votos favoráveis e apenas um contrário, durante reunião dos deputados federais com o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, realizada na última quarta-feira (1°). Cinco deputados se ausentaram.

Entre os parlamentares presentes, estavam o líder do PSB na Câmara, Danilo Cabral (PE); o líder da Oposição, Alessandro Molon (RJ); e o líder da Minoria, Marcelo Freixo (RJ).

A decisão da bancada será submetida agora à apreciação dos presidentes dos diretórios estaduais e depois o diretório nacional para decidir.

Aprovada pelo Congresso nacional em setembro, a nova regra permite que dois ou mais partidos formem uma federação para atuar de forma conjunta, por pelo menos quatro anos, nas esferas municipal, estadual e federal.

“É preciso articular um novo arranjo hegemônico no campo das forças democráticas. A questão não é de poder e de espaço entre partidos, mas se relaciona à concepção de um novo projeto polático, que supere os vícios do passado e possa fazer face aos desafios do presente”, afirmou nas redes sociais o presidente do PSB, Carlos Siqueira.

O deputado Elias Vaz (PSB-GO) enfatizou a necessidade de tomar logo uma decisão. “A agenda não depende só de um partido, mas a preocupação dos deputados é que se resolva o mais rápido possível, até para permitir organizar a chapa e estratégia nos Estados”, disse.

O deputado Gervásio Maia (PSB-PB) defendeu que se feche um acordo até dezembro. “Precisamos de 60 a 90 dias para estruturar as chapas antes do prazo de filiação [em abril]”, indicou.

Fonte: Hora do Povo