Sob Bolsonaro, investimento em infraestrutura volta ao grau de 10 anos atrás

A verdade é que o nível de investimento em infraestrutura despencou no país após os efeitos da operação Lava Jato, conduzida pelo então juiz, depois ministro de Bolsonaro e hoje candidato, Sérgio Moro, a partir de 2014

“A melhoria da infraestrutura é central para o desenvolvimento do País”, afirma o doutor em economia Emílio Chernavsky. A opinião do especialista é repetida como um mantra por políticos das mais diversas bandeiras ideológicas no País. Contudo, como diz o ditado, “falar é fácil”.

A verdade é que o nível de investimento em infraestrutura despencou no país após os efeitos da operação Lava Jato, conduzida pelo então juiz, depois ministro de Bolsonaro e hoje candidato, Sérgio Moro, a partir de 2014.

A realidade traduzida por Chernavsky em gráfico mostra que os investimentos em infraestrutura despencaram no Brasil e hoje, sob o governo Bolsonaro, se assemelham ao volume realizado há dez anos.

Isso quantitativamente, sem contar a qualidade dos investimentos, já que algumas das inaugurações de Bolsonaro custaram mais caro aos cofres públicos do que as obras em si, ou foram bastante controversas.

Um exemplo foi o caso da inauguração da ponte de madeira no Amazonas, cujo custo de construção foi de R$ 255 mil e o de inauguração, R$ 711 mil. Há também a inauguração de uma ponte que facilitou que o garimpo ilegal adentrasse nas terras indígenas – a ponte de madeira que liga São Gabriel da Cachoeira a comunidades Yanomamis.

Por que os investimentos?

De acordo com Chernavsky, os investimentos em infraestrutura “reduzem os custos de produção e de transporte, facilitando a integração dos mercados, aumentando a concorrência e as escalas de operação e, com isso, a produtividade, acelerando assim o crescimento da economia”.

Também possibilitam e melhoram o desenvolvimento das empresas privadas, com geração de emprego e renda: “Expandem a oferta e a qualidade dos serviços públicos, aumentando diretamente o bem-estar da população. Os investimentos em infraestrutura são poderosos motores da atividade econômica e, após anos de estagnação, seriam fundamentais para a retomada da renda e do emprego no País” explica o economista.

O que é infraestrutura?

Conforme a definição do Portal da Indústria, infraestrutura “é o conjunto de serviços fundamentais para o desenvolvimento socieconômico de uma região tais como saneamento, transporte, energia e telecomunicação”. Em outras palavras, a infraestrutura é o que dá suporte para a montagem de estruturas produtivas, como indústrias, empresas e até para a vida em sociedade.

Frente a importância que a infraestrutura tem para o desenvolvimento do País e a retomada econômica, Chernavsky lamenta a situação atual: “Por isso é trágico que, com tantas carências e quando precisamos tanto deles, esses investimentos continuem em níveis bem mais baixos que os registrados anos atrás”.

Fonte: Reconta Aí