Saiba quem foram as personalidades homenageadas pelo Troféu Raça Negra

O bailarino Ismael Ivo foi o principal homenageado, além de das cantoras Ludmilla e Mart´nália, além do ouvidor da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Elizeu Soares Lopes, e a presidenta da UNE, Bruna Brelaz, também receberam o troféu.

A família do coreógrafo e bailarino Ismael Ivo recebeu o troféu, já que ele faleceu recentemente em decorrência da covid.

O bailarino e coreógrafo Ismael Ivo, falecido em abril, com apenas 66 anos, vítima da Covid-19, foi o principal homenageado do Troféu Raça Negra, entregue pela Universidade Zumbi dos Palmares, no domingo (21), em São Paulo. Na juventude, o bailarino brilhou pelo mundo como um dos melhores e como coreógrafo foi um dos mais influentes. Notabilizou-se após atuar por mais de três décadas na Europa. Em 2017, assumiu a direção do Balé da Cidade de São Paulo.

A irmã de Ismael Ivo, Vera Ivo, as cantoras Ludmilla (primeira artista negra da América Latina a alcançar 1 bilhão de streams em vídeo na internet) e Mart´’nália, além do ouvidor da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Elizeu Soares Lopes, também foram homenageados. Houve algum desconforto com a homenagem ao ex-presidente Michel Temer, que assumiu após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Ele foi premiado pelo incentivo às cotas raciais no serviço público, durante seu governo.

Muito emocionada, ao lado de seu filho André Luiz Ivo, Vera agradeceu. Segundo o sobrinho de Ismael, há um projeto para a criação de um instituto em homenagem ao coreógrafo. “Eu juntamente com minha mãe e mais uma equipe de profissionais iremos constituir e criar o Instituto Ismael Vivo, porque ele está em todos nós”, disse André. “É muito gratificante a gente levar esse legado para que futuras gerações venham a conhecer esse grande homem, esse grande artista.”

Ao abrir o evento, o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, agradeceu por poder, mais uma vez, “homenagear os heróis de todas as cores” e ressaltou que “chegará o dia em que nós, negros, poderemos entrar em qualquer lugar. Mas, isso só será possível com educação”. O reitor lembrou a implantação da Zumbi dos Palmares, a primeira instituição de ensino superior negra do Brasil, criada com a ajuda das universidades negras americanas. “Hoje, há nos Estados Unidos, mais de 120 destas instituições e a primeira delas nasceu em 1871”.

Elizeu Soares Lopes, ouvidor da polícia do Estado de São Paulo, e Bruna Brelaz, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) foram dois dos homenageados.

Elizeu também é advogado criminalista e, entre outros cargos, foi secretário-adjunto da Igualdade Racial e assessor da Secretaria de Mobilidade e Transportes, ambos na Prefeitura de São Paulo, e integrou a comissão de estudos da Presidência da República para a reforma do Código de Processo Penal.

Bruna é a primeira mulher negra e nortista a ser presidente da UNE. Nascida em Manaus, AM, em 1995, Bruna é uma estudante e ativista do movimento estudantil brasileiro. Formada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), atualmente é estudante de Direito da Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo.

“O ano de 2022 será marcado por uma árdua tarefa para nós, é o ano em que teremos a revisão da lei de cotas e enfrentaremos um governo em que o diálogo está interditado e o autoritarismo ganha espaço. É nesse contexto que teremos que mobilizar toda a sociedade para dizer que cota não é esmola, mas é parte da reparação da dívida histórica de um país que se ergueu em cima do sangue e do suor do povo preto”, discursou Bruna Brelaz no início da cerimônia. “Não nos devem apenas as universidades, nos devem o mercado de trabalho, equidade salarial e um Brasil livre do racismo”.

Thelma Assis, médica e campeã do BBB 20, também destacou a importância das cotas em sua história. “Se eu estou aqui também é porque eu usufrui de uma política afirmativa, eu utilizei a cota para poder ser a única menina preta em uma turma de 100 médicos”.

Hebert Conceição, medalhista olímpico do boxe, falou sobre a importância de ser um exemplo para outros jovens. “Eu me sinto muito honrado, um jovem de 23 anos, negro, pobre, praticamente de boxe, que é pior ainda, uma modalidade muito discriminada, poder conquistar o mundo e proporcionar um exemplo de resistência”, disse. “E seguirei, com minha medalha de ouro, lutando e incentivando muitos jovens e muitas jovens que sonham em alcançar altos patamares e lugares de sucesso em sua vida. Seguirei lutando por um mundo e um Brasil melhor”.

Três grandes nomes da música brasileira receberam o Troféu Raça Negra no próximo dia 21: Ludmilla, Mart’nália e Preta Gil.

Ludmilla é cantora, compositora, multi-instrumentista, atriz e empresária, começou sua carreira como MC Beyoncé. Em 2013, assinou contrato com a gravadora Warner para lançar seu álbum de estreia, Hoje, que foi lançado em agosto do ano seguinte. É um dos maiores nomes da música brasileira da atualidade, foi a primeira mulher negra a vencer a categoria de “Melhor Cantora” no Prêmio Multishow, em 2019.

Ludmilla falou sobre a dificuldade de chegar onde está hoje e agradeceu. “Foi tudo muito difícil, como para todos nós e vocês sabem disso. Eu fui a primeira cantora negra da América Latina a bater 1 bilhão de streams, mas eu não quero ser a única. Esse lugar deve ser ocupado por todos nós. Eu estou muito honrada de receber esse prêmio, porque um dia olharam pra mim e disseram que essa neguinha não ia chegar a lugar nenhum e hoje essa neguinha está indo para casa com o Troféu Raça Negra”.

Mart’nália é atriz, compositora, cantora, percussionista e instrumentista. É filha do sambista Martinho da Vila e da cantora Anália Mendonça, nasceu no bairro de Pilares, Zona Norte do Rio de Janeiro. Desde criança foi cercada pela música. Já foi indicada ao VMB, prêmio da MTV Brasil, e venceu Grammy Latino em 2017 e 2019 na categoria melhor álbum de samba/pagode.

Preta Gil é cantora, atriz, apresentadora e empresária, Preta é filha do músico Gilberto Gil e da empresária Sandra Gadelha. Lançou seu primeiro álbum em 2003 e coleciona parcerias musicais com grandes nomes Ivete Sangalo, Anitta e Lulu Santos. Em 2017, fundou a Mynd, empresa especializada em música, marketing de influência e entretenimento.

Já Preta Gil relembrou que recebeu seu primeiro Troféu Raça Negra no início de sua carreira, há 19 anos atrás. “Eu não recebi nenhum outro troféu, eu não fui homenageada. Hoje, estar aqui é muito importante para que eu tenha força para mais 19 anos de luta, de vida. Todo brasileiro deveria se sentar nessa sala e assistir a esse prêmio que é uma aula. Eu tenho muita honra de estar aqui e dedico esse prêmio ao meu pai, o imortal Gilberto Gil.”

Christian Gebara, CEO da Vivo no Brasil, e Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza, são premiados pelo Troféu Raça Negra.

Christian Gebara é bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas-FGV (São Paulo). Ingressou na Telefónica em junho de 2006. Em 2011, com a integração que deu origem à Telefônica-Vivo, assumiu a Vice-Presidência de Estratégia e Novos Negócios. Como CEO, colocou a equidade racial como prioridade na empresa. “Não é algo de um dia para o outro, mas é uma jornada em que entramos de cabeça”.

Frederico Trajano é administrador de empresas e executivo brasileiro, CEO do Magazine Luiza, um dos 10 maiores varejistas do Brasil e uma das empresas de maior valorização no mundo nos últimos anos. Esteve, durante três anos consecutivos, entre os 25 melhores CEOs do Brasil pela revista Forbes. Em 2018, foi considerado o homem do ano em Liderança, pela revista GQ Brasil.

Jonathan Azevedo é cantor e ator natural do Rio de Janeiro, RJ. Fez curso de artes dramáticas na UniverCidade e se formou no grupo Nós do Morro em 2002. Participou de vários filmes e fez parte do elenco da novela juvenil Malhação Conectados (2011), da Rede Globo. Seu personagem mais icônico foi Sabiá, da novela A Força do Querer, também da Globo.

Os cantores Thaíde, Thiaguinho e Tony Gordon receberam o Troféu Raça Negra 2021.

Thaíde é rapper, compositor, produtor, apresentador e ator. Começou sua carreira nos anos 80 e fez muito sucesso com a dupla Thaíde & DJ Hum. Foi um dos fundadores da equipe de break Back Spin e participou da primeira coletânea de rap Hip-Hop Cultura de Rua, que veio a ganhar projeção nacional com a música “Corpo Fechado”. Hoje, ao lado dos Racionais MCs, é considerado um dos principais nomes do rap brasileiro.

Participou do talent show Fama, em 2002 e ganhou notoriedade na música quando entrou para o grupo de samba e pagode Exaltasamba, onde ficou até 2012. Seu primeiro álbum e DVD solo, Ousadia & Alegria, recebeu uma indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Samba/Pagode. Venceu o Prêmio Multishow por quatro vezes.

Foi o vencedor da oitava edição do programa The Voice Brasil. Com mais de 30 anos de carreira, o cantor de pop e R&B é filho de Dave Gordon, cantor que ficou conhecido por seus shows que misturavam ritmos caribenhos aos brasileiros, e de Denise Duran, irmã da cantora e compositora Dolores Duran, que ficou famosa nos anos 1950.

Três secretárias municipais de São Paulo recebem o Troféu Raça Negra este ano.

A Secretária Municipal de Justiça, Eunice Prudente, que já atuou como Secretária de Justiça do Estado de São Paulo e é a primeira e única professora negra da Faculdade de Direito da USP.

Aline Torres, Secretária Municipal de Cultura, que assumiu o cargo em agosto de 2021. Formada em Relações Públicas, com pós-graduação em Gestão de Projetos Culturais, Torres ocupava o cargo de secretária adjunta de Inovação e Tecnologia.

A primeira mulher a comandar a Guarda Civil Metropolitana e atual Secretária Municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza, está na corporação desde 1986 e, em 2014, montou o programa Guardiã Maria da Penha da GCM, para prevenir a violência doméstica e fiscalizar medidas protetivas.

A família de João Alberto Silveira Freitas, o Beto Freitas, recebeu o Troféu Raça Negra em seu nome.

Beto Freitas foi assassinado em 19 de novembro de 2020 na unidade do supermercado Carrefour, localizada no bairro Passo d’Areia, zona norte da cidade de Porto Alegre, RS.

Beto era prestador de serviços, vivia com sua companheira Milena Borges Alves e tinha quatro filhos e uma enteada. Tornou-se símbolo da luta contra o racismo estrutural.

A vereadora de Campinas, Paolla Miguel, vítima de ato racista no Legislativo campineiro, também recebeu o troféu.

“A premiação é, para além da festividade, uma demonstração de reconhecimento do trabalho dos homenageados e uma abertura para a reflexão sobre mudanças necessárias em nossa sociedade. Perante a lei somos iguais, agora precisamos, de fato e de direito, sermos iguais nas oportunidades”, disse o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, ao entregar o troféu.

Na oportunidade, Meirelles, ao lado José Vicente, reitor da Zumbi de Palmares, declarou o apoio da Unicamp ao “Movimento Cota Sim”. A campanha é liderada pela Zumbi para que seja prorrogada, por pelo menos mais 10 anos, a Lei 12.711 de 2012, chamada Lei das Cotas. Ela define que as Instituições de Ensino Superior vinculadas ao Ministério da Educação e as instituições federais de ensino técnico de nível médio devem reservar 50% de suas vagas para as cotas. A lei encerra sua vigência em 22 de agosto de 2022.

Reitor Antonio Meirelles com os homenageados do Troféu Raça Negra
Reitor Antonio José Meirelles com os homenageados do Troféu Raça Negra

Ludmilla, cantora, compositora, multi-instrumentista, falou de suas dificuldades na carreira e agradeceu a premiação. “Fui a primeira cantora negra da América Latina a alcançar 1 bilhão de streams, mas não quero ser a única”. Ao lado do filho, e visivelmente emocionada, a irmã de Ismael Ivo contou que a família estuda a criação de um instituto em homenagem ao coreógrafo.

Assista a entrega do Troféu Raça Negra para Vera Ivo, irmã de Ismael Ivo, homenageado da noite:  

O Troféu Raça Negra deste ano foi entregue a 26 personalidades das áreas da cultura, arte, política e do esporte, entre outras. Além de Ismael Ivo, Michel Temer e Preta Gil, os demais premiados foram:

  • Aline Torres – primeira secretária de cultura negra da cidade de São Paulo
  • Aretha Duarte – atleta e primeira mulher negra a escalar o pico do Everest
  • Bruna Brelaz – primeira mulher negra a comandar a UNE – União Nacional dos Estudantes
  • Christian Gebara – presidente da empresa Vivo de telefonia, pessoalmente denunciou e combateu o racismo contra seu colaborador negro.
  • Elizeu Soares Lopes – ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo.
  • Elza Paulina de Souza – primeira mulher negra a comandar a Secretaria de Segurança Urbana de São Paulo
  • Eunice Prudente– primeira jurista negra a comandar a Secretaria de Justiça de São Paulo.
  • Fernanda Garay – medalhista de prata pela seleção de vôlei feminino, em 2020, em Tóquio, Japão; e medalhista de ouro nas Olimpíadas de Londres, de 2012.
  • Frederico Trajano – presidente do Magazine Luiza, criador do primeiro programa de trainees para negros da história do país
  • Hebert Conceição – boxeador, campeão olímpico e medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio 2020.
  • Jesus Roque de Freitas – primeiro vice-prefeito negro do município de Guarulhos
  • Jonathan Azevedo – melhor ator revelação em 2020
  • Lewis Hamilton – piloto campeão de fórmula 1. Recebeu o prêmio no hotel, quando esteve no Brasil durante o GP de fórmula 1 2021.
  • Ludmilla – cantora, compositora, multi-instrumentista e empresária brasileira.
  • Mart’nália – cantora, compositora, percussionista e instrumentista
  • Paolla Miguel – engenheira de computação e vereadora na cidade de Campinas
  • Thaíde – rapper, compositor, produtor, apresentador e ator negro brasileiro
  • Thelminha – médica, campeã do BBB 20
  • Thiago Tobias da Silva – empresário fundador da Akintek, fintech para  jovens negros e periféricos
  • Thiaguinho – cantor, compositor e apresentador brasileiro
  • Tony Gordon – cantor e arranjador, vencedor do The Voice Brasil 2019
  • Wallace Martins – bicampeão da fórmula Veeh e atualmente piloto da fórmula delta de automobilismo

A cerimônia de premiação foi apresentada pelo ator Paulo Betti e pela jornalista Gloria Maria, com direção geral de Elifas Andreato e direção artística de Bento Andreato.

O Troféu Raça Negra de 2021 é um dos eventos da Virada da Consciência, realizada entre 18 e 22 de novembro. Toda a programação está disponível no www.viradadaconsciencia.com.br

 Sobre o Troféu Raça Negra

Criado e organizado pela ONG Afrobras e pela Universidade Zumbi dos Palmares para destacar personalidades negras e não-negras que contribuem para a luta contra o racismo e em favor da inclusão racial. A primeira edição do Troféu ocorreu no ano 2000 e, depois, em 2004 na comemoração do 450º aniversário da capital paulista. A partir de então, a premiação se tornou anual. Em 2008, entrou oficialmente para o calendário da cidade de São Paulo. Ao longo dos anos, o Troféu foi concedido a personalidades como Cartola, Milton Nascimento, Mano Brown, Zezé Motta, Elza Soares, Martinho da Vila, Emílio Santiago, Martin Luther King Jr., Jair Rodrigues e Wilson Simonal.

Autor