Xiomara Castro próxima da vitória em Honduras

A candidata presidencial do Partido Libertad y Refundación (Libre), Xiomara Castro, esposa do ex-presidente Manuel Zelaya, continua liderando os resultados preliminares das eleições gerais realizadas neste domingo (28) superando Nasry Asfura, do Partido Nacional de Honduras, que chegaria ao fim de três mandatos consecutivos no poder.

Segundo o último relatório registado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), até às 12h locais (15 horas de Brasília) desta segunda-feira, Xiomara alcançou 961.694 votos (53,61%), contra 607.492 (33,87%) de Asfura, correspondendo a 51,45% dos votos.

A esmagadora vantagem obtida por Xiomara Castro indica um quadro com possibilidades mínimas de reversão.

Democracia participativa

Castro, declarou, depois do primeiro anúncio oficial da CNE que “Deus atrasa mas não esquece” e que no domingo “o povo fez justiça, derrotamos o autoritarismo e a continuidade”.

Vamos formar um governo de reconciliação e justiça, vamos iniciar um processo em toda Honduras para garantir uma democracia participativa com consultas populares, porque será uma regra governar através de governos locais, prefeitos e deputados, nunca mais o poder sofrerá abusos neste país”, afirmou com firmeza a ex-primeira-dama hondurenha.

A candidata do Libre também pediu a seus oponentes que se unissem para trabalhar por Honduras, país onde, segundo várias fontes, a pobreza afeta mais de 70% da população.

Xiomara disse que se esforçará para “construir uma pátria diferente, equitativa e justa, com a capacidade de responder a tantas necessidades do povo.”

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, parabenizou a liderança do partido Libre em sua conta no Twitter: “Passaram-se 12 anos desde o golpe contra Manuel Zelaya, para que o povo hondurenho pudesse alcançar a esmagadora vitória nas urnas neste domingo, declarou.

Com Agências