Lula é o pré-candidato com maior potencial de voto, aponta pesquisa

Hoje, 38% dizem ter Lula como única opção de voto para presidente, uma vantagem de 11 pontos para Bolsonaro, segundo colocado com 27%

Foto: Fillipo Monteforte/AFP

A menos de um ano das eleições presidenciais de 2022, o petista Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue como o pré-candidato com maior potencial de voto e menor rejeição, conforme pesquisa PoderData realizada nesta semana. Hoje, 38% dizem ter Lula como única opção de voto para presidente, uma vantagem de 11 pontos para o presidente Jair Bolsonaro, segundo colocado com 27%.

Na pergunta sobre potencial de voto, o PoderData questiona o entrevistado a respeito de sua posição sobre cada pré-candidato: se ele é o único em que votaria, se poderia votar nele ou se não votaria nele de jeito nenhum. Uma fatia de 42% diz que não votaria em Lula “de jeito nenhum”. É o único nome rejeitado por menos da metade do eleitorado. Bolsonaro, o ex-juiz Sergio Moro (Podmeos), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e os governadores João Doria (PSDB-SP) e Eduardo Leite (PSDB-RS) ficam na faixa de 56% a 58%.

Lula tem o maior percentual de eleitores que o têm como única opção: 38%. Fica 11 pontos percentuais à frente de Bolsonaro, segundo colocado nesse quesito. Se os cenários de 1º turno indicam a escolha do eleitor ao se deparar com uma lista de nomes, o potencial de votos mostra o cenário particular de cada candidato. Lula tem um universo maior do que os concorrentes: ampla base convicta e algum espaço para crescer.

No momento, Bolsonaro é o segundo candidato mais bem posicionado nas intenções de voto. Mas os números mostram que os nomes de Ciro, Moro e Doria estão no radar de parcela relevante do eleitorado. No potencial de votos, o que se vê é uma situação de nivelamento.

Para os candidatos da chamada terceira via, tomar a vaga de Bolsonaro no segundo turno significa converter eleitores possíveis em eleitores de fato. Os números favoráveis a Moro neste último mês o colocam como possível ameaça.

A pesquisa PoderData ouviu 2.500 eleitores, por telefone, em 459 municípios de todos os estados do País, entre 22 e 24 de novembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Com informações do Poder360