Greve de pilotos e comissários começa na segunda (29/11)

SNA convocou nesta sexta-feira (26/11) a categoria para as manifestações que serão realizadas nos aeroportos de Congonhas, Santos Dumont, Brasília e Porto Alegre.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) convocou nesta sexta-feira (26/11) a categoria para que compareça, uniformizada, às manifestações que serão realizadas na segunda-feira (29) para apoio à greve, às 6h da manhã, nos aeroportos de Congonhas, Santos Dumont, Brasília e Porto Alegre. “A participação dos tripulantes é de extrema importância”, reforça a convocatória do movimento que reivindica a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), ainda não assegurada pelo sindicato patronal, com a reposição das perdas inflacionárias nos últimos dois anos.

Em nota divulgada nesta quinta-feira (5/11), a diretoria do SNA havia informado que comandantes, copilotos e comissários das empresas de transporte aéreo regular de passageiros e cargas decidiram fazer greve e que a paralisação dos tripulantes será parcial, acontecendo a partir das 0h (horário de Brasília) do dia 29 de novembro, em todos os aeroportos do país.

“A ação deverá ser mantida nos dias subsequentes, por tempo indeterminado — até que haja uma resposta positiva das empresas aéreas na negociação de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho”, afirma a diretoria do sindicato na nota, lembrando que desde o início da pandemia a categoria nunca parou de trabalhar, enfrentando o risco de contaminação, e tem contribuído no combate à Covid transportando vacinas, insumos e equipamentos; e, além disso, colaborou com a recuperação das empresas aceitando reduções salariais e remuneratórias que perduram até hoje.
 
No comunicado, o Sindicato ressalta ainda, em nome dos aeronautas, que a preocupação primordial é com o respeito aos passageiros e com a segurança de todos: “A categoria conta com o apoio da sociedade e com o bom senso das empresas aéreas para que transtornos sejam evitados”.

Confira abaixo mais informações a respeito da greve.

– Manual da greve para os aeronautas: https://tinyurl.com/manual-greve-aeronautas

– FAQ da greve (aeronautas indisponíveis): https://tinyurl.com/FAQ-Greve-Indisponiveis

– FAQ da greve (aeronautas em serviço): https://tinyurl.com/FAQ-Greve-Em-Servico

– Consulte se você está em greve ou em serviço por CIF/RE/BP/Matrícula: https://projetos.aeronautas.org.br/greve-2021

– Consulte as listas dos indisponíveis por empresa e função em PDF:https://tinyurl.com/lista-indisponiveis

Fonte: Portal do SNA