Biden libera sua Reserva Estratégica de Petróleo para conter inflação

O presidente Joe Biden ordenou a liberação de petróleo de sua Reserva Estratégica de Petróleo em 23 de novembro de 2021, […]

A Reserva Estratégica de Petróleo dos EUA é a maior do mundo. Departamento de Energia dos EUA

O presidente Joe Biden ordenou a liberação de petróleo de sua Reserva Estratégica de Petróleo em 23 de novembro de 2021, como parte de um esforço coordenado com cinco outros países para conter o aumento dos preços dos combustíveis. Os EUA planejam extrair 50 milhões de barris de petróleo bruto nos próximos meses, enquanto outras nações – Reino Unido, Índia, Japão, Coréia e China – estão liberando cerca de 11 milhões de barris no total.

Mas o que é Reserva Estratégica de Petróleo , por que foi criada e quando foi utilizada? E ainda serve a um propósito, dado que os EUA exportam mais petróleo e outros produtos petrolíferos do que importa ?

Como pesquisador de energia , acredito que considerar a história da reserva pode ajudar a responder a essas perguntas.

Origens da reserva

O Congresso criou a Reserva Estratégica de Petróleo como parte da Política de Energia e Ato de Conservação de 1975 em resposta a uma crise global do petróleo.

Os países árabes exportadores de petróleo liderados pela Arábia Saudita cortaram o fornecimento ao mercado mundial por causa do apoio ocidental a Israel na Guerra do Yom Kippur de 1973. Os preços do petróleo quadruplicaram , resultando em grandes prejuízos econômicos para os EUA e outros países. Isso também abalou o americano médio, que havia se acostumado com petróleo barato.

A crise do petróleo fez com que os EUA, Japão e 15 outros países avançados formassem a Agência Internacional de Energia em 1974 para recomendar políticas que evitariam tais eventos no futuro. Uma das idéias-chave da agência era criar reservas de petróleo de emergência que pudessem ser utilizadas no caso de uma grave interrupção do fornecimento.

Um mapa com pontos vermelhos mostrando a localização dos pontos SPR.
O mapa mostra as localizações do petróleo retido na Reserva Estratégica de Petróleo. Departamento de Energia

A Lei de Política e Conservação de Energia estipulou originalmente que a reserva deveria conter até 1 bilhão de barris de petróleo bruto e produtos de petróleo refinado. Embora nunca tenha alcançado esse tamanho, a reserva dos Estados Unidos é a maior do mundo, com um volume máximo de 713,5 milhões de barris. Ele atualmente detém um pouco mais de 600 milhões de barris de petróleo bruto.

O petróleo na reserva é armazenado no subsolo em uma série de grandes domos de sal subterrâneos em quatro locais ao longo da costa do Golfo do Texas e Louisiana e está ligado aos principais oleodutos de abastecimento da região.

Os domos de sal, formados quando uma massa de sal é forçada para cima, são uma boa escolha para armazenamento, pois o sal é impermeável e tem baixa solubilidade em petróleo bruto. A maioria dos locais de armazenamento foi adquirida pelo governo federal em 1977 e tornou – se totalmente operacional na década de 1980.

História de rebaixamentos

Na lei de 1975, o Congresso especificou que a reserva se destinava a evitar “interrupções severas no fornecimento” – isto é, a escassez real de petróleo.

Com o tempo, conforme o mercado de petróleo mudou, o Congresso expandiu a lista de motivos pelos quais o SPR poderia ser explorado, como interrupções no fornecimento doméstico devido a condições climáticas extremas.

Antes da última redução, mais de 230 milhões de barris de petróleo bruto foram liberados desde a criação da reserva. A quantidade liberada em novembro de 2021, 50 milhões de barris, é a maior até agora.

Houve apenas três lançamentos de emergência na história da reserva. A primeira foi em 1991, depois que o Iraque invadiu o Kuwait no ano anterior, o que resultou em uma queda acentuada no fornecimento de petróleo para o mercado mundial. Os EUA liberaram 33,75 milhões de barris.

O segundo lançamento, de 30 milhões de barris, veio em 2005, depois que os furacões Rita e Katrina interromperam a produção do Golfo do México , que na época respondia por cerca de 25% do abastecimento doméstico dos Estados Unidos.

O terceiro foi um lançamento coordenado pela Agência Internacional de Energia em 2011, como resultado de interrupções no fornecimento de vários países produtores de petróleo, incluindo a Líbia, que enfrentava distúrbios civis durante a Primavera Árabe. Ao todo, o IEA coordenou o lançamento de 60 milhões de barris de petróleo, metade dos quais vieram dos Estados Unidos

Além disso, há 11 vendas planejadas de óleo da reserva , principalmente para gerar receita federal. Um deles – em particular a venda de 1996-1997 para reduzir o déficit orçamentário federal – parecia servir a fins políticos em vez de relacionados com a oferta.

A decisão de Biden de explorar a reserva foi vista da mesma forma como política pelos republicanos porque não há escassez emergencial de abastecimento. A Casa Branca afirmou que parte do lançamento é uma aceleração das vendas planejadas aprovadas pelo Congresso, enquanto o resto é uma troca que voltará à reserva com o tempo.

Uma placa de posto de gasolina mostra os preços de diferentes tipos de gasolina com um posto de gasolina ao fundo
Os preços do gás têm subido nos EUA.

A reserva ainda é necessária?

Como os EUA são hoje um exportador líquido de petróleo , a Reserva Estratégica de Petróleo entrou em uma nova era. Parte de seu fundamento lógico e função original – para ser usado em emergências para garantir que os EUA tenham um suprimento estável de petróleo – se foi.

E os esforços para reduzir as emissões globais de carbono e o uso de petróleo – por exemplo, com mais carros elétricos e outros veículos nas estradas – provavelmente apenas reduzirão a necessidade de tal reserva.

De fato, o Congresso reconheceu a realidade de que as exportações de petróleo estão diminuindo. Ele determinou vendas anuais da reserva começando em 2017 e se estendendo até 2028 – para um total de 271 milhões de barris.

Mas, enquanto a reserva estiver disponível, o uso dela principalmente na esperança de reduzir os preços do gás – o que levará algum tempo para surtir algum efeito, se houver – sugere que os americanos verão muitos outros lançamentos semelhantes nos próximos anos.

Scott L. Montgomery é professor da Escola Jackson de Estudos Internacionais da Universidade de Washington