Atos levam milhares às ruas neste sábado pelo Dia da Consciência Negra

Com o mote “Fora Bolsonaro Racista”, as tradicionais marchas ocorrem este ano junto com as mobilizações contra o racismo, desigualdade social, desemprego e o retorno do Brasil ao mapa da fome

Ato em frente ao Masp (Foto: Douglas Mansur)

Com o mote “Fora Bolsonaro Racista”, milhares de manifestantes ocuparam neste sábado (20) às ruas do país e no exterior por conta do Dia da Consciência Negra. As tradicionais marchas ocorrem este ano junto com as mobilizações contra o racismo, desigualdade social, desemprego e o retorno do Brasil ao mapa da fome.

Os atos são organizados pelas entidades e organizações negras como o Movimento Negro Unificado (MNU), a Uneafro Brasil, a União de Negros pela Igualdade (Unegro), a Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) e o Círculo Palmarino, que são parte da Coalizão Negra por Direitos e da Convergência Negra.

O ano de 2021 também marca a celebração do cinquentenário da Consciência Negra no Brasil. Este dia é reivindicado desde 1971 e foi instituído como data nacional oficialmente pela Lei n° 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo escolhido o 20 de novembro como homenagem à Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, assassinado neste mesmo dia em 1695.

Com informações do site Alma Preta

Autor