A herança maldita do bolsonarismo

Parte das novidades vai ser incorporada por quem vier, ainda que seja oposição

Fotomontagem feita com as fotos de: Marcos Corrêa/PR

Bolsonaro provavelmente sai da presidência ano que vem. Mas vai deixar uma herança maldita que vai durar muito tempo.

Elenco aqui cinco pontos.

1. Criou, pela introdução de uma cultura política autoritária, um novo nicho político ao dar um banho de loja no velho patrimonialismo centrônico, requentando o discurso integralista (Deus, Pátria e Família).

2. Criou um novo “modelo de negócios”, o cafetinismo democrático, que passa por explorar o ódio à democracia por meio da mentira. Modelo que sustenta a política autoritária no congresso e nas redes, além da jovem pan, capaz de monetizar bastante.

3. Criou um método de aparelhamento administrativo, destrutivo das práticas republicanas, pela cooptação dos desclassificados e ressentidos na administração, e pela intimidação dos bons e capazes. Agora ele tem o seu “pessoal” junto aos militares, policiais federais, procuradores e juízes, prontos para vazar informações e sabotar investigações contra a sua quadrilha.

4. Criou agora com a ajuda de Lira o suborno coletivo de congressistas pelo orçamento secreto, que vai ficar com umas pinceladas de transparência.

5. Criou laços fortes com a Internacional Fascista de Trump, Orban, Erdogan e caterva, para fazer o intercâmbio da tecnologia populista antidemocrática e financiamento auto-alimentado de negócios escusos

Tudo isso vai ficar. Parte das novidades vai ser incorporada por quem vier, ainda que seja oposição. E a quadrilha Bolsonaro ainda entregará o país em petição de miséria para dificultar o trabalho do sucessor e acusá-lo com sua bancada engordada de Weintraubs, Camargos e Frias.Ver também

Ficarão à espreita para voltar, como Trump e sua gangue. Para eles, a derrota ano que vem será uma batalha perdida, apenas. Porque como diz o Teitelbaum, para eles, a guerra é pela eternidade.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho

Fonte: Portal Disparada

Autor