Impeachment de Bolsonaro continua tendo apoio da maioria, diz PoderData

A porcentagem da população que defende a deposição de Bolsonaro está em um dos níveis mais altos já registrados pele pesquisa. Em julho, eram 50% que queriam a saída do presidente

Foto: Lula Marques/Fotos Públicas

Levantamento divulgado nesta sexta-feira (12) pelo PoderData, aponta que a maioria dos brasileiros continua apoiando o impeachment de Bolsonaro. Para 57% da população brasileira, ele deve sofrer o processo e ser afastado do cargo. Os que defendem a permanência dele no cargo são 36%, enquanto 6% não sabiam o que responder.

A porcentagem da população que defende a deposição de Bolsonaro está em um dos níveis mais altos já registrados pelo PoderData. Em julho, eram 50% que queriam a saída do presidente.

Os homens (43% do grupo), os que têm de 45 a 59 anos (44%) e os moradores da região Norte (49%) são os que mais querem que Bolsonaro permaneça no cargo. Já os que mais acham que o presidente deve sofrer impeachment são: os de 16 a 24 anos (63%), os que cursaram até o ensino superior (63%) e os moradores das regiões Centro-Oeste (63%) e Nordeste (66%).

“Dos que considera o trabalho de Bolsonaro regular, 58% acham que o presidente deve deixar o Planalto. Esse estrato tende a ficar em modo de “ observação ” e se mover de um lado para o outro à medida que a polarização se intensifica”, diz o Poder 360.

Entres os que classifique o chefe do Executivo “ ruim ” ou “ péssimo “, 78% afirmam ser favoráveis ​​ao impeachment. E dos que considera Bolsonaro “ ótimo ” ou “ bom “, 88% acham que o presidente deve seguir no cargo.

Para chegar a 2.500 mostrar que preencham proporcionalmente (conforme aparecer na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de pontos de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representam de forma fiel o conjunto da população.

Esta pesquisa foi realizada no período de 8 a 10 de novembro de 2021 pelo PoderData , a divisão de estudos estatísticos do Poder360 . A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Com informações do Poder 360

Autor