Movimento LGBTI+ celebra repúdio de empresas a homofobia no esporte

A disputa pelo direito de expressar intolerância a LGBTQIA+ movimentou o voleibol após declarações reiteradas de Maurício Souza, do Minas Tênis Clube. Punido, o esportista recebeu declarações de apoio e repúdio em meio ao clima de polarização política do país.

Maurício Souza se une aos Bolsonaros na defesa do direito de expressar intolerância a minorias sociais e políticas.

A disputa pela “liberdade” de expressar ódio e intolerância contra LGBTQIA+ e outros grupos “minoritários” se intensificou na sociedade brasileira, desde que o jogador Maurício Souza, do Minas Tênis Clube e da seleção brasileira de vôlei, fez declarações homofóbicas em rede social. As relações ganharam tom político, conforme o jogador reiterou suas declarações se sentindo apoiado para isso.

Os grupos que defendem o direito do jogador e as que exigem medidas de repúdio se confrontam, principalmente nas redes sociais, em função da polarização política que se instalou com o empoderamento neofascista no Governo Federal. Segundo informação do Clube, Maurício será afastado por tempo indeterminado, além de ter que pagar uma multa.

Maurício se juntou a políticos bolsonaristas que protestam pelo fato de um personagem heroico de quadrinhos americanos se assumir bissexual, considerando isso nocivo para a formação das crianças. Colegas se uniram em defesa do direito do jogador e ameaçaram deixar o clube, o que gerou reações contrárias de outros jogadores, como Douglas Souza, jogador da seleç˜ão assumidamente gay.

A FIAT (Gerdau), por exemplo, cobrou “medidas cabíveis” por parte do Minas, “de acordo com o nosso posicionamento inegociável diante do respeito à diversidade e à inclusão”.

Também devido à polêmica, a Torcida Independente Minas, principal organizada do Minas Tênis Clube, rompeu com Maurício Souza e afirmou que passará a ignorar o atleta, sem fazer qualquer menção a ele durante jogos e também nas redes sociais. O voleibol, em particular, é um esporte muito querido da população LGBTQIA+, que organiza times específicos. A Independente considera inaceitável que qualquer torcedor da equipe seja discriminado.

Como parte dessa disputa, a Aliança Nacional LGBTI+, que representa 89 empresas, Ongs e outras organizações, de 300 municípios ou ligadas a 30 partidos políticos, emitiu nota em que saúda o clube e as empresas patrocinadoras pela tomada de posição contra as declarações.

No ano passado, 224 LGBTs foram assassinados no país, considerado o mais violento do mundo para essa população. A simples presença de uma pessoa travesti, transexual, gay ou lésbica causa desconforto e violência em pessoas intolerantes, ao ponto do assassínio.

Leia abaixo a íntegra da nota:

NOTA OFICIAL DA ALIANÇA NACIONAL LGBTI+

DE PARABÉNS AO MINAS TÊNIS CLUBE, À FIAT E À GERDAU AÇOMINAS

“Cada momento de alegria, cada instante efêmero de beleza, cada minuto de amor, são razões suficientes para uma vida inteira. A beleza de um único momento eterno vale a pena todos os sofrimentos.” – Rubem Alves.

A Aliança Nacional LGBTI+ parabeniza o Minas Tênis Clube, a Fiat e a Gerdau Açominas pela decisão humana, coerente e ética em posicionarem-se de forma veemente contrários à LGBTIfobia e a qualquer ato ou fala de preconceito e/ou exclusão.

Num cenário em que pessoas LGBTI+ sofrem diariamente com manifestações e ações absurdas e excludentes, a iniciativa do Clube e das patrocinadoras é animadora e demonstra que ainda há esperança; que ainda podemos sonhar com uma sociedade menos excludente, mais afetiva e humana. Infelizmente ainda há quem considere manifestações e ações LGBTIfóbicas como “algo simples”; não, não são simples! São crimes e assim devem ser tratadas, ao rigor da legislação vigente. E nessa retórica de descasos, de omissões e de “passares de pano” para o crime, eis que surgem iniciativas que precisam ser enaltecidas e destacadas; que mesmo sendo, ainda, poucas precisam ser marcadas, precisam ser eco para a mudança e para momento de sentimento de amor e de acolhimento.

Assim, temos certeza que o Minas Tênis Clube, a Fiat e a Gerdau Açominas hoje fizeram História; uma História de respeito, de humanidade, de equidade e de igualdade, onde a diversidade tem sedimentação sobre a erva daninha do preconceito. Que esta iniciativa se multiplique em progressão geométrica e que possamos eternizar mais ações que valham a pena! Por nós, obrigado!!!

28 de outubro de 2021

Toni Reis
Diretor Presidente da Aliança Nacional LGBTI+

Gregory Rodrigues Roque de Souza
Coordenador Titular da Aliança Nacional LGBTI+ em Minas Gerais
Coordenador Titular Nacional de Comunicação da Aliança Nacional LGBTI+

Luciano Blasius
Coordenador Titular Nacional de Segurança Pública da Aliança Nacional LGBTI+

Autor