58% dos brasileiros seguem desaprovando governo Bolsonaro, diz PoderData

A pesquisa foi a primeira após o anuncio oficial pelo governo do programa Auxílio Brasil em substituição ao Bolsa Família

(Foto: Reprovação)

Mesmo após anunciar a proposta de criação do Auxílio Brasil, o governo Bolsonaro continua sendo desaprovado por 58% e aprovado por 33% da população brasileira. É o que mostra a pesquisa PoderData realizada de 2ª a 4ª feira (25-27.out.2021) desta semana. De acordo com os pesquisadores, os números se mantiveram estáveis ​​desde o último levantamento, feito na 1ª quinzena de outubro.

O PoderData destacou que se trata do primeiro levantamento após o anuncio oficial pelo governo do programa Auxílio Brasil em substituição ao Bolsa Família. “O piso do benefício deverá ser de R $ 400, anunciou o Bolsonaro na última 5ª feira (21.out). O projeto ainda está sendo discutido. A ideia do governo é pagar a 1ª parcela já em novembro. Algum efeito sobre a popularidade presidencial poderá ser captado depois desse mês”, diz o instituto.

A pesquisa revelou que a diferença entre aprovação e desaprovação da administração federal se mantém nos mesmos 25 pontos percentuais. “A avaliação do desempenho do presidente Jair Bolsonaro à frente do cargo teve uma leve oscilação negativa. São 56% os que dizem que o chefe do Executivo é “ ruim ” ou “ péssimo “, enquanto 26% o acham “ ótimo ” ou “ bom “. Na aferição passada, eram 53% e 29%, respectivamente.

Avaliação do governo

Os homens (38%), os com 45 a 59 anos (38%), os moradores da região Norte (50%) e os que cursaram até o ensino médio (38%) são os estratos que mais aprovam o governo. Já os que têm de 16 a 24 anos (65%), os moradores da região Nordeste (68%) e os que cursaram até o ensino superior (66%) são os que mais desaprovam.

Avaliação de Bolsonaro

O Poder360 estratificou as respostas dos entrevistados por sexo, idade, região e escolaridade. Eis os destaques:

Sexo – 33% dos homens acham Bolsonaro “ ótimo ” ou “ bom “; entre as mulheres, essa taxa é de 21%;

Idade – 66% dos que têm de 25 a 44 anos acham o trabalho do presidente “ ruim ” ou “ péssimo “;

Escolaridade – 68% dos que têm ensino superior dizem que Bolsonaro é “ ruim ” ou “péssimo”;

Região – 42% dos moradores da região Norte acham que o presidente é “ ótimo ” ou “ bom “.

Esta pesquisa foi realizada no período de 25 a 27 de outubro de 2021 pelo PoderData , a divisão de estudos estatísticos do Poder360 . Foram 2.500 designados em 420 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Com informações do Poder 360

Autor