Miguel Torres: Aumento da taxa básica de juros é “grave erro”

“Com esta decisão equivocada, o Banco Central prejudica ainda mais a já fragilizada economia do nosso país e só beneficia banqueiros e especuladores”, criticou, em nota, o presidente da Força Sindical.

Miguel Torres

Por meio de nota, o presidente da Força Sindical, Miguel Torres, manifestou que a entidade considera um grave erro a decisão dos membros do Copom (Comitê de Política Monetária) de aumentar a taxa de juros. “Com esta decisão equivocada, o Banco Central prejudica ainda mais a já fragilizada economia do nosso país e só beneficia banqueiros e especuladores”, afirmou.

Torres lembrou que o aumento da taxa de juros tem se mostrado, ao longo do tempo, um instrumento muito perverso e pouco eficaz no combate à inflação, que encarece o crédito para consumo e para investimentos, causa mais desemprego, queda de renda, piora o cenário da economia; e concentra cada vez mais renda nas mãos de banqueiros e especuladores financeiros.

“A crise é dolorosa para os trabalhadores, que, além de sofrerem com o flagelo do desemprego, amargam alta taxa de juros e a redução nefasta dos seus diretos e de sua proteção social. Defendemos que a resposta para a crise é o governo retomar a política de redução da taxa de juros e um projeto de desenvolvimento sustentável com geração de empregos, redução da desigualdade social, combate à pobreza e distribuição de renda”, conclui.