Governo Bolsonaro abandona e usa amazonenses como cobaias, diz senador

Renan Calheiros afirmou que o governo tinha ciência da alta probabilidade de colapso do sistema de saúde amazonense, inclusive com carência de insumos necessários ao funcionamento das atividades hospitalares

Renan Calheiros durante leitura do relatório (Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado)

O caso do Amazonas, um dos fatos determinados na investigação da CPI da Covid, mereceu um destaque especial no relatório do senador Renan Calheiros (MDB-AL) apresentado nesta quarta-feira (20). De acordo com ele, as ações e omissões do governo Bolsonaro no combate à pandemia do coronavírus no Estado revelaram que os amazonenses foram deixados à própria sorte e serviram como cobaias para “experimentos desumanos.”

“O governo federal tinha ciência da alta probabilidade de colapso do sistema de saúde amazonense, inclusive com carência de insumos necessários ao funcionamento das atividades hospitalares. Surpreende, todavia, que a pasta da Saúde tenha optado por adotar orientações de intervenção precoce para covid-19 para lidar com o então caos sanitário, a despeito da inexistência de lastro científico que justificasse a sua adoção como política pública”, disse o relator.

Diante da prova colhida, Renan Calheiros afirmou que foi possível observar que, já na primeira onda da pandemia, os sistemas de saúde do Amazonas evidenciaram dificuldades de resposta à Covid-19. Os leitos de UTI alcançaram a quase totalidade de ocupação e um enorme número de pessoas vieram a óbito, sobrecarregando, inclusive, o sistema funerário daquele Estado.

Além disso, o relator informou que a CPI apurou um descaso por parte do governo com a situação local. “Passadas as festividades de Natal de 2020, já era possível antever uma segunda onda do novo coronavírus. No entanto, o Ministério da Saúde somente enviou uma equipe ao Estado no início de janeiro de 2021, quando houve nova duplicação de internações”, criticou.

“Ademais, não foram encontradas evidências da adoção de medidas para abrandar o previsível colapso do sistema de saúde local, mesmo tendo havido solicitação do Secretário de Saúde do Amazonas ao Ministério da Saúde, no dia 30 de dezembro, solicitando o envio da Força Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde) para auxílio no monitoramento e orientação técnica”, afirmou.

O senador Eduardo Braga (MDB-AM), a exemplo do que já havia solicitado o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD), pediu que o relatório final da CPI inclua o indiciamento do governador do Amazonas, Wilson Lima, e de outras autoridades responsáveis pela crise de oxigênio no estado.

Autor