PCdoB inicia a plenária final do 15º Congresso nesta sexta-feira(15)

O evento conclui um processo de mobilização e debates que durou três meses.

Luciana Santos deverá ser reeleita para dirigir o PCdoB por mais quatro anos.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) inicia nesta sexta-feira (15) a plenária final do seu 15º Congresso, que seguirá ao longo do final de semana e ocorrerá pela primeira vez através de de videoconferência e com alguns eventos transmitidos ao vivo pelo Facebook e Youtube do partido.

O congresso acontece em meio à maior crise sanitária mundial em um século, tragédia que atingiu em cheio o Brasil com o espantoso de 600 mil vidas perdidas, contabilizadas na sexta-feira (8).

É neste contexto que a plenária final do Congresso contará com cerca de 700 participantes, entre delegados e delegadas, convidados e convidadas. Foram quatro meses de intenso debate em todas as regiões do país tendo por base documentos apresentados pela direção nacional do PCdoB. São eles o Projeto de Resoluçãe a Plataforma emergencial de reconstrução nacional.

Segundo a presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, “este é um congresso ordinário realizado em circunstâncias extraordinárias, nos marcos de uma pandemia — por isso será o primeiro congresso virtual — e no qual, pela primeira vez, o Brasil se encontra sendo dirigido por forças de extrema-direita, com impactos concretos na vida do país e em especial dos comunistas”.

O Congresso do PCdoB é o momento máximo de deliberação partidária, acontece ordinariamente a cada quatro anos e envolve o conjunto da militância. As delegações eleitas nas conferências estaduais para participar da plenária final do Congresso, terão como ordem do dia, além da aprovação do projeto de resolução, a eleição do novo Comitê Central que dirigirá o partido no próximo quadriênio.

Programação

A presidenta Luciana Santos abrirá a plenária congressual nesta sexta-feira (15), às 15 horas. Em seguida serão eleitas a Mesa Diretora, a Comissão Eleitoral e a Comissão de Resoluções e aprovado o regimento interno. Às 16 horas, a presidenta apresentará o informe que balizará o debate político e as intervenções dos delegados e delegadas ao longo de todo o evento. Toda essa etapa terá transmissão ao vivo.

O comunista Haroldo Lima

O 15º Congresso receberá a denominação de “Congresso Haroldo Lima” em homenagem ao histórico dirigente do PCdoB, falecido por consequências da Covid-19, em 24 de março deste ano. Para tanto, será exibido um vídeo de com a trajetória de Haroldo Lima para homenagear sua memória e a todos e todas os brasileiros que perderam a vida na pandemia.

O evento terá ainda quatro intervenções especiais, o deputado federal Renildo Calheiros, líder do PCdoB na Câmara dos Deputados fará pronunciamento sobre o trabalho da bancada comunista; o presidente da Fundação Maurício Grabois, Renato Rabelo também fará pronunciamento; o vice-presidente do PCdoB, Sérgio Rubens apresentará o balanço do processo de integração do PPL ao PCdoB; e o professor Nilson Araújo, abordará o tema da Plataforma Emergencial de Reconstrução Nacional. Esses pronunciamentos serão também transmitidos pelas redes sociais.

Ao longo da programação serão veiculadas mensagens das delegações do PCdoB e de delegações internacionais, além de atrações culturais.

Ato político

No sábado (16), das 10h30 às 12h30, ocorrerá o ato político que contará com a participação de amplas forças políticas em defesa da democracia. Além de personalidades políticas, participarão ainda lideranças sociais, institucionais, intelectuais, representações sindicais e do movimento social, estudantil, negro, de juventude e LGBTQIA+. Este ato será transmitido pelo Facebook e Youtube do PCdoB e páginas parceiras.

Congresso Extraordinário 2019, quando o PPL se integra ao PCdoB.

Revigorar o PCdoB

Mobilização

“O processo do 15º Congresso contou com a militância mobilizada de norte a sul do país. Foram cerca de 33 mil militantes que participaram dos debates nos organismos de base, nos municípios e nos estados. Mesmo em tempos de isolamento social e diante de uma conjuntura de ascensão da extrema direita, o partido se mobilizou intensamente, preservando todos os cuidados sanitários”, destacou o secretário nacional de Organização do PCdoB, Fábio Tokarski.

Conferência do Rio de Janeiro

Em pouco mais de três meses, no período de 24 de junho a 3 de outubro ocorreram conferências estaduais, municipais, assembleias de base, reuniões das organizações de base, plenárias temáticas, reunindo centenas de comunistas em todos os estados da federação. A grande maioria destes encontros aconteceu de forma virtual.

Conferência da Bahia contou com uma mesa presencial, transmitida através das redes sociais

Ao longo do processo de congresso, desde as bases partidárias até os comitês estaduais renovaram suas direções e uma parcela expressiva garantiu avanço na paridade de gênero na composição de suas direção e na delegação que participou da etapa seguinte.

Confira como foram as conferências estaduais e municipais aqui.

Debates

A opinião da militância sobre os documentos do 15º Congresso do PCdoB também ocorreu de forma pública através da Tribuna de Debates. A partir da curadoria de uma comissão editorial, os textos foram publicados no Portal PCdoB.

Fonte: Portal PCdoB