Dia dos Povos Indígenas substitui Dia de Colombo em 18 estados dos EUA

Susan C. Faircloth, membro da Tribo Coharie da Carolina do Norte e educadora, explica a história do Dia dos Povos Indígenas e o que ele significa para a educação americana.

Povos nativos americanos começam a ser homenageados no Columbus Day, em 12 de outubro.

As celebrações do Dia de Colombo nos Estados Unidos – destinadas a homenagear o legado do homem a quem se atribui a “descoberta” do Novo Mundo – são quase tão antigas quanto a própria nação. A primeira celebração do Dia de Colombo conhecida ocorreu em 12 de outubro de 1792 , no 300º aniversário de seu desembarque. Mas desde a década de 1990, um número crescente de estados começou a substituir o Dia de Colombo pelo Dia dos Povos Indígenas – um feriado que visa homenagear a cultura e a história das pessoas que vivem nas Américas antes e depois da chegada de Colombo.

Nas perguntas e respostas a seguir, Susan C. Faircloth, membro da Tribo Coharie da Carolina do Norte e professora de educação na Colorado State University, explica a história do Dia dos Povos Indígenas e o que ele significa para a educação americana.

Primeiro, por que o Dia de Colombo é um problema?

Uma estátua de Cristóvão Colombo é vandalizada com a palavra 'assassino' pintada em vermelho.
Uma estátua de Cristóvão Colombo é vandalizada com a palavra ‘assassino’. 

Para muitos povos indígenas, o Dia de Colombo é um feriado polêmico. Isso ocorre porque Colombo não é visto como um descobridor, mas sim como um colonizador. Sua chegada levou à tomada de terras à força e preparou o cenário para a morte generalizada e a perda de formas de vida indígenas .

Quando surgiu o Dia dos Povos Indígenas?

Em 1990, Dakota do Sul – atualmente o estado com a terceira maior população de nativos americanos nos Estados Unidos – se tornou o primeiro estado a reconhecer oficialmente o Dia dos Nativos Americanos, comumente referido como Dia dos Povos Indígenas em outras partes do país.

Mais de uma dúzia de estados e o Distrito de Columbia agora reconhecem o Dia dos Povos Indígenas. Esses estados incluem Alabama, Alasca, Havaí, Idaho, Iowa, Louisiana, Maine, Michigan, Minnesota, Novo México, Carolina do Norte, Oklahoma, Oregon, Dakota do Sul, Vermont, Virgínia e Wisconsin.

Como o Dia dos Povos Indígenas muda as coisas?

O Dia dos Povos Indígenas oferece uma oportunidade para os educadores repensarem como eles ensinam o que alguns caracterizaram como uma história “ higienizada ” da chegada de Colombo. Esta versão omite ou minimiza o impacto devastador da chegada de Colombo aos povos indígenas. O Dia dos Povos Indígenas é uma oportunidade de reconciliar as tensões entre essas duas perspectivas.

A pesquisa mostrou que muitas escolas não representam com precisão os povos indígenas quando ensinam história. Acho que isso é verdade não só no Dia dos Povos Indígenas, mas durante todo o ano letivo. Os pesquisadores descobriram que as escolas K-12 tendem a ensinar sobre os nativos americanos como se eles existissem apenas no passado . Ao revisar o currículo para refletir melhor as histórias e histórias passadas e atuais dos povos nativos, os educadores podem ensinar com mais precisão os alunos sobre suas culturas, histórias e tradições .

Houve algum retrocesso?

Sim, a mudança do Dia de Colombo para o Dia dos Povos Indígenas encontrou resistência de comunidades em todo o país. Em 2021, pais em Parsippany, Nova Jersey, protestaram contra a decisão do conselho escolar local de celebrar o Dia dos Povos Indígenas no lugar do Dia de Colombo. Entre outras coisas, eles citaram a falta de contribuição da comunidade, o fracasso em honrar o legado dos imigrantes italianos e a necessidade de uma “imagem mais equilibrada de Colombo”. Em resposta , o conselho escolar removeu os nomes de todos os feriados de seu calendário. Agora, os feriados são apenas chamados de “dias de folga”.

Que recursos você recomenda para o Dia dos Povos Indígenas?

Eu recomendaria “Mentiras que meu professor me contou sobre Cristóvão Colombo”, do sociólogo e educador James Loewen. Também recomendaria “Uma História dos Povos Indígenas dos Estados Unidos para os Jovens”, da historiadora Roxanne Dunbar-Ortiz. Esses livros ajudam a ilustrar o impacto da chegada de Colombo sobre os povos indígenas das Américas e o papel dos povos indígenas na fundação dos Estados Unidos. Esta é uma informação que normalmente está ausente nas escolas K-12.

Outros recursos estão disponíveis em organizações como o Museu Nacional do Índio Americano , Learning for Justice e IllumiNative . Esses recursos incluem exemplos de planos de aula, livros e vídeos que refletem a diversidade dos povos e tribos nativos americanos . Por exemplo, um plano de aula do IllumiNative oferece oportunidades para os alunos aprenderem sobre o Dia dos Povos Indígenas e, ao mesmo tempo, explorar maneiras de homenagear e proteger a terra, o ar e a água. Essas lições são importantes, pois abordam as maneiras pelas quais a conservação dos recursos naturais é essencial para a autodeterminação econômica e a autossuficiência das nações indígenas.

Susan C. Faircloth é professora e diretora da Escola de Educação, Colorado State University