Comissão parlamentar aprova doação de terrenos ao Metroviários

Projeto foi aprovado por 7 a 3 na Comissão de Constituição e Justiça da Casa. Sindicato busca preservar sede, localizada na zona leste de São Paulo

Por 7 votos a 3, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa paulista aprovou, nesta quarta-feira (6), projeto que aprova a doação de dois terrenos ao Sindicato dos Metroviários. O imóvel fica no bairro do Tatuapé, zona leste da capita, em terreno cedido pelo estado, que, sob o governo Dória, decidiu retomar em represália por mobilizações vitoriosas da categoria.

O terreno chegou a ser leiloado, em 28 de maio. Um grupo de 12 deputados (PCdoB, Psol e PT) apresentou o Projeto de Lei (PL) 313, nove dias antes do leilão que entregou a propriedade. A votação ocorreu hoje, depois de receber parecer favorável do relator, Marcos Zerbini (PSDB). Nos últimos dias, os metrovi´ários anunciaram acordo com o governo estadual.

A reunião incluiu os deputados federais Orlando Silva (PCdoB) e Carlos Zarattini (PT), o vereador paulistano Antonio Donato (PT) e o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, que representou o deputado Paulinho da Força (SD). Eles estiveram com o vice-governador, Rodrigo Garcia (PSDB), e o secretário de Projetos e Ações Estratégicas, Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara (sem partido). De acordo com o sindicato, será estabelecido um novo contrato de concessão para a sede. A entidade ainda aguarda uma confirmação formal.

A mesma reunião que suspendeu a reintegração de posse garantiu a apresentação de acordo para renovar a convenção coletiva da categoria, que tem data-base em 1º de maio. Com duração de dois anos, esse acordo prevê reajuste pela inflação, segundo o sindicato.

Desde os anos 1990

Na justificativa do projeto, os deputados lembram que os terrenos vêm sendo objeto, desde 1992, de Termos de Permissão de Uso (TPUs). São acordos firmados entre a Companhia do Metropolitano (Metrô) e o Sindicato dos Metroviários.

Na CCJR, votaram a favor do PL 313 os deputados Emídio de Souza (PT), Wellington Moura (PSB), Marcos Zerbini, Paulo Fiorilo (PT), Carlos Cezar (PSB), Marta Costa (PSD) e Mauro Bragato (PSDB), presidente do colegiado. Por sua vez, foram contra Heni Ozi Cukier (Republicanos), Frederico d´´ Avila e Janaina Paschoal, os dois últimos do PSL.

Acompanhe a luta dos metroviários por sua sede:

Metroviários de SP iniciam vigília contra despejo da sede do sindicato por Dória

Justiça suspende despejo do Sindicato dos Metroviários

Metroviários de SP garantem manutenção da sede do sindicato

Da Rede Brasil Atual

Autor