Câmara de SP aprova a criação de CPI da Prevent Senior

CPI se une ao Senado e à Assembleia Legislativa na proteção aos usuários do plano de saúde, que sofre denúncias de colocar em risco a vida de idosos doentes de covid-19.

Sessão Plenária da Câmara Municipal de São Paulo desta quinta-feira (30/09)

Depois do Senado e da Assembleia Legislativa de São Paulo, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou na Sessão Plenária desta quinta-feira (30) a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para analisar a atuação da operadora de saúde Prevent Senior na capital paulista.

O requerimento para a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito da Prevent Senior foi protocolado pelo vereador Antonio Donato (PT), que irá presidir os trabalhos da Comissão. O parlamentar lembrou que a operadora de saúde está sendo investigada pela CPI da Pandemia no Senado e, por ser uma empresa “basicamente paulistana”, com atuação predominantemente na cidade de São Paulo, ela precisa ser investigada.

“Ela presta informações dos óbitos ao serviço funerário municipal. Se houve fraude nas causas desses óbitos, impacta nas estatísticas da cidade de São Paulo. Ela está em prédios que têm que ser vistoriados pelo Poder Público municipal. Então, nada mais justo que a gente possa investigar isso”, disse Donato, que agradeceu o apoio dos parlamentares e da Câmara Municipal de São Paulo pela aprovação da CPI.

O presidente da Casa, vereador Milton Leite (DEM), informou que a CPI será formada por cinco membros. Além do vereador Antonio Donato (PT), proponente e presidente da Comissão, irão integrar a Comissão um representante do PSDB, um do bloco DEM / MDB / PTB, um do PSOL e um do bloco PODEMOS / SOLIDARIEDADE / PP.

Até o fim da sessão de hoje, dois nomes receberam indicação. O líder do bloco DEM / MDB / PTB, vereador Milton Leite (DEM), indicou o vereador Paulo Frange (PTB) para compor a CPI. Frange disse que o trabalho será feito com cuidado, para não gerar insegurança entre os conveniados do plano de saúde. “Há um número enorme de usuários do plano de saúde Prevent Senior que não pode se sentir inseguro nesse momento por causa de um problema desse, que na verdade é um acidente nessa discussão que envolve saúde pública”.

Paulo Frange fez questão de ressaltar que “nos demais departamentos da própria Prevent Senior, no que tange ao atendimento comum do Pronto-Socorro, do hipertenso, do renal crônico, da pneumonia, enfim (…) Tudo isso está funcionando bem e as pessoas não precisam temer. Na verdade, nós temos que ter muito cuidado. Esse público é idoso, já é fragilizado e não podemos criar mais uma situação para fragilizar a relação médico e paciente e médico e instituição de saúde”.

A outra indicação foi feita pelo líder do bloco PODEMOS / SOLIDARIEDADE / PP, vereador Milton Ferreira (PODE). O parlamentar se colocou à disposição para integrar a CPI. “(A Comissão) vai trazer uma transparência e veracidade nas condutas médicas sobre esse convênio médico na cidade de São Paulo. Quero aqui pelo bloco PODEMOS / SOLIDARIEDADE / PP fazer a indicação de mim mesmo e deixar como suplente dessa CPI o vereador Faria de Sá (PP)”.

CPIs na Casa

Esta será a quarta Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Municipal de São Paulo. Estão em andamento os trabalhos da CPI dos Animais, da CPI dos Aplicativos e da CPI da Violência Contra as Pessoas Trans e Travestis.

Do portal da Câmara Municipal de São Paulo

Autor