Quem é Fumio Kishida, o novo primeiro-ministro do Japão?

Embora possa representar uma ruptura com o neoliberalismo de Abe, o ex-ministro de Relações Exteriores ampliará o alinhamento bélico com os EUA contra a China, mesmo esta sendo seu principal parceiro econômico.

Fumio Kishida, o novo primeiro-ministro do Japão

Fumiko Kishida se tornará o próximo primeiro-ministro do Japão depois de vencer um segundo turno dramático na votação de liderança do Partido Liberal Democrático (LDP) hoje.

Ele será o terceiro primeiro-ministro do Japão em pouco mais de um ano, substituindo o profundamente impopular Yoshihide Suga , cuja sorte começou a cair depois que ele seguiu Shinzo Abe até o gabinete do primeiro-ministro em setembro passado.

Em um resultado surpreendente, Kishida, um ex-ministro das Relações Exteriores, venceu por pouco seu principal rival, Taro Kono, o popular ministro das vacinas, por 256–255 no primeiro turno de votação dos membros do partido. As duas candidatas, a ultranacionalista Sanae Takaichi e a liberal Seiko Noda, enquanto isso, foram eliminadas.

No segundo turno de votação, que é dominado pelos membros do LDP na Dieta (parlamento do Japão), os apoiadores de Takaichi, com o apoio de Abe, apoiaram Kishida e garantiram sua eleição .

Ao apoiar Kishida, o LDP favoreceu a estabilidade após um ano caótico marcado por um lançamento lento de vacinas e Jogos Olímpicos contenciosos.

A ascensão de Kishida na hierarquia

O educado Kishida, 64, vem de uma família de parlamentares – tanto seu avô quanto seu pai eram membros da Dieta.

Quando criança, Kishida passou três anos em Nova York quando seu pai foi destacado para os Estados Unidos como oficial sênior do Ministério do Comércio, onde estudou em uma escola pública no Queens. Depois de se formar na prestigiosa Universidade Waseda em Tóquio, Kishida teve um breve período no setor bancário antes de se tornar membro da Câmara dos Representantes em 1993.

Como ministro das Relações Exteriores do Japão no pós-guerra no governo de Abe de 2012–17, Kishida ajudou a organizar a visita histórica do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Parque Memorial da Paz de Hiroshima em 2016.

Obama foi o primeiro presidente dos EUA em exercício a visitar o local do primeiro ataque com bomba atômica do mundo. 

Apesar de representar Hiroshima no parlamento, ele defendeu a política do Japão de permanecer fora do Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares , citando a necessidade de contar com a dissuasão nuclear ampliada do aliado do Japão, os EUA.

Depois que Kono o substituiu como ministro das Relações Exteriores, Kishida foi brevemente ministro da Defesa e, em seguida, assumiu o cargo de chefe de política do LDP.

Como líder de uma das facções poderosas do LDP, que foram fundamentais para sua vitória na votação da liderança, Kishida é visto como mais capaz de construir consenso do que o obstinado Kono.

Ao contrário de Kono e seus predecessores igualmente abstinentes Abe e Suga, Kishida gosta de uma bebida, tendo uma vez desafiado o ministro russo das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, para um concurso de bebida de vodca e saquê .

Os críticos dizem que Kishida é muito indeciso, o que pode deixá-lo aberto à influência dos chefes de facção do partido, particularmente aqueles do grupo nacionalista mais radical de Abe.

Isso poderia resultar em um impulso para alterar a constituição do Japão para permitir uma política de defesa mais beligerante e adiar ainda mais as reformas para a igualdade de gênero, o que iria contra a maioria da opinião pública.

Qual é a posição de Kishida nas principais questões?

Kishida será designado o 100º primeiro-ministro do Japão por uma sessão especial da Dieta em 4 de outubro, e então formalmente nomeado pelo imperador Naruhito.

Ele deve então anunciar seu novo gabinete. Muitos pesos-pesados ​​do partido provavelmente permanecerão no cargo, como o vice-primeiro-ministro Taro Aso, o ministro das Relações Exteriores, Toshimitsu Motegi, e o ministro da Defesa, Nobuo Kishi, irmão mais novo de Abe.

Takaichi e Noda também podem ser devolvidos ao gabinete para promover a igualdade de gênero, com apenas duas mulheres no gabinete de saída de Suga. Kono provavelmente também será mantido no gabinete, nem que seja para manter suas ambições sob controle.

O popular Kono foi favorecido nas pesquisas de opinião pública, mas ficou aquém na votação do partido. 

Kishida então liderará imediatamente seu partido em uma eleição nacional, que deve ser realizada antes de 28 de novembro.

Supondo que o LDP retenha o poder, o que é altamente esperado, Kishida enfrentará o desafio de concluir a muito criticada implementação da vacinação COVID-19 do Japão e, em seguida, liderar a recuperação pós-pandemia do Japão.

Durante sua campanha de liderança, Kishida prometeu gastar dezenas de trilhões de ienes para estimular a economia, priorizando aqueles com rendimentos mais baixos, áreas regionais em dificuldades e a indústria do turismo. Isso afastaria o Japão das políticas econômicas neoliberais de Abe – apelidadas de “Abenomics” – que pioraram a desigualdade de renda na sociedade.

Embora tenha o compromisso de fazer com que o Japão atinja as emissões líquidas de carbono zero até 2050, Kishida tem apoiado a reinicialização dos reatores nucleares ociosos do país, investindo em pequenos reatores modulares e tecnologia de fusão para isso.

Embora Kono tenha feito o movimento surpreendente para se manifestar em apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo durante a campanha, Kishida não se compromete com o assunto.

Ele também não defende a sucessão imperial feminina, mas apóia a mudança da lei para permitir que as mulheres mantenham seus nomes de família após o casamento .

Como membro do grupo de lobby nacionalista Nippon Kaigi, Kishida diz que “ considerará ” visitar o polêmico santuário Yasukuni dedicado aos mortos de guerra do Japão, embora isso irrite os vizinhos China e Coreia do Sul.

A visita do então primeiro-ministro Shinzo Abe ao Santuário Yasukuni em Tóquio em 2013 provocou reações iradas na China e na Coréia do Sul. 

Que tal assuntos externos?

Nas relações exteriores, pouca coisa deve mudar. Kishida provavelmente continuará a promoção do Quad – o grupo de segurança formado pelo Japão, Estados Unidos, Austrália e Índia – e poderá até adotar a proposta de Kono de desenvolver submarinos com propulsão nuclear .

O Japão também pode tentar se juntar à aliança de compartilhamento de inteligência Five Eyes , outra sugestão de Kono.

Kishida continuará a impulsionar as Forças de Autodefesa do Japão – incluindo o desenvolvimento de mísseis de longo alcance – para deter as incursões da China no Mar da China Oriental. Ele também apóia o pedido de Taiwan para aderir ao Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica (CPTPP) – um importante acordo comercial que a China também está tentando aderir.

No entanto, Kishida considera a manutenção de relações estáveis com Pequim uma prioridade, já que a China continua sendo o maior parceiro comercial do Japão.

Kishida (à esquerda) encontrando-se com seus homólogos do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul e da China em 2015. 

A oposição tem chance na eleição?

Embora o LDP seja o favorito para vencer as eleições nacionais, a elevação de Kishida a primeiro-ministro dará um pouco mais de esperança aos partidos de oposição, que temiam fazer campanha contra o famoso Kono.

O principal partido de oposição, o Partido Democrático Constitucional, formou um acordo com o Partido Comunista Japonês e dois outros partidos menores para não concorrer um contra o outro, a fim de maximizar suas chances de destituir membros marginais do LDP .

É improvável que essa aliança derrote o LDP, mas pode ser o suficiente para reduzir substancialmente sua atual maioria de dois terços no parlamento (que ela desfruta com seu parceiro de coalizão, Komeito).

Kono, por sua vez, está certamente disposto a esperar seu tempo e cultivar seu perfil já proeminente para mais uma tentativa de liderança do partido, que deve ser realizada em três anos.

Isto é, a menos que Kishida sucumba a um dos escândalos políticos freqüentes do LDP, ou como Suga, atrapalhe a política de maneira tão forte que seja levado a uma renúncia antecipada, mantendo a porta giratória dos líderes funcionando.

Craig Mark é professor na Faculdade de Estudos Internacionais da Universidade Feminina de Kyoritsu