Lula tem 40% da preferência dos eleitores contra 30% de Bolsonaro

Na sondagem realizada pelo PoderData, demais candidaturas aparecem emboladas dentro da margem de erro.

Pela pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (27/09), nenhum outro candidato conseguiria ultrapassar a barreira de 5% dos votos na disputa do primeiro turno de 2022 com Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro. Enquanto Lula contaria com prováveis 40% da preferência dos eleitores e Bolsonaro, com 30%, os demais ficariam embolados, com resultados residuais.

A sondagem aponta, dentro da margem de erro, Ciro Gomes (PDT) com 5%; José Luiz Datena, com 4%; Henrique Mandetta (DEM) e João Doria (PSDB), ambos com 3%; Rodrigo Pacheco (DEM), com 2%; e Aldo Rebelo (sem partido) e Alessandro Vieira (Cidadania), com 1% cada um – estes dois últimos incluídos agora pela primeira vez na sondagem realizada pelo PoderData.

No cenário em que participasse da corrida eleitoral o tucano Eduardo Leite em vez do governador de São Paulo, Lula alcançaria 43% dos votos ante 28% de Bolsonaro, mas a situação dos demais candidatos praticamente não mudaria. Na sequência das intenções de voto, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 5%; Eduardo Leite (PSDB), com 4%; Mandetta (DEM), com 3%; Datena (PSL), com 2%; e Rodrigo Pacheco (DEM), Alessandro Viera (Cidadania) e Aldo Rebelo (sem partido), com 1% cada um.

Tampouco faria diferença um segundo turno com João Dória ou Eduardo Leite como candidato tucano. A pesquisa mostra que Lula bateria ambos com 53% dos votos ante 15%. Já Bolsonaro perderia para todos os adversários testados no segundo turno (Dória, Ciro e Leite), mantendo uma pontuação próxima de 1/3 do eleitorado. Em uma possível disputa de 2º turno, Lula venceria Bolsonaro por 56% a 33%.  

A pesquisa foi realizada no período de 27 a 29 de setembro de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. Foram realizadas 2.500 entrevistas em 451 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Estratificação

Cenário 1

Lula se sai melhor entre mulheres (42% das intenções de voto no grupo), os que têm de 45 a 59 anos (47%), moradores das regiões Sudeste (43%) e Nordeste (51%) e os que cursaram até o ensino fundamental (45%).

Já Bolsonaro tem maiores intenções entre homens (41%), os que têm 60 anos ou mais (34%) e moradores da região Sul (47%).

Cenário 2

Na simulação com Eduardo Leite, o governador gaúcho tem maiores intenções de voto entre homens (7%) e moradores das regiões Sudeste (7%) e Centro-Oeste (9%).