Autoritarismo na universidade é tema de curso online e gratuito

Iniciativa da Editora Expressão Popular e da Fundação Rosa Luxemburgo começa na próxima quinta-feira (29)

Nos dias 29 de setembro e 06 e 13 de outubro, às 19:30h, a Editora Expressão Popular, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, realiza o curso Autoritarismo contra a Universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública, baseado em livro homônimo escrito por Roberto Leher, parte da Coleção Emergências. A formação será virtual e gratuita, transmitida pelas redes sociais da Editora Expressão Popular, Fundação Rosa Luxemburgo e Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).

No livro, Leher recupera o histórico da estruturação do ensino superior brasileiro e da análise do cenário da atual mercantilização da educação, além de apontar estratégias para a resistência das universidades públicas no Brasil.

Roberto Leher é professor titular de Políticas Públicas em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação da mesma instituição, colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes, pesquisador do CNPq e coordena o Coletivo de Pesquisa em Marxismo e Educação da Faculdade de Educação da UFRJ.

A formação compõe o módulo IV do Curso Emergências, organizado pela Editora Expressão Popular e Fundação Rosa Luxemburgo a partir dos livros da Coleção Emergências, publicados também pela editora em parceria com a Fundação. Nos módulos anteriores foram abordados temas relacionados à Amazônia, às guerras híbridas na América Latina e ao golpe de 2016. A proposta é que o curso tenha 6 módulos, 1 por mês, em que cada um terá como tema uma das obras da Série. Cada módulo terá 3 aulas que ocorrerão semanalmente ao longo do mês.

Série Emergências

A Série Emergências teve início em 2019 e tem a proposta de discutir questões cruciais para o Brasil a partir de perspectivas pouco divulgadas nos meios de comunicação comerciais. Cada obra não pretende ser a última palavra sobre o tema, mas o ponto de partida para estimular debates e novas leituras.

Serviço

Curso: Autoritarismo contra a Universidade

Datas: 29/09, 06 e 13 de outubro

Horário: 19:30h

Quanto: Gratuito

Onde: Transmissão pelas redes sociais da Expressão Popular e da Fundação Rosa Luxemburgo e pelo Facebook do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST)