As diferenças entre os discursos da China e dos EUA na ONU

O desenvolvimento conjunto é o principal fio condutor da China para impulsionar a mudança global, enquanto que o dos EUA é o de se engajar em um “movimento democrático”. A China defende a construção, mas os EUA incitam a contradição e a destruição. As vítimas da destruição são a grande maioria dos países em desenvolvimento, enquanto que os EUA e o mundo ocidental se beneficiaram com isso.

O presidente chinês Xi Jinping fez um discurso de grande importância, na terça-feira (21), no debate geral da 76ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Como o Presidente dos EUA Joe Biden havia feito um discurso no mesmo plenário, horas antes, em comparação, o discurso de Xi reflete a visão ampla do líder chinês, sua imparcialidade e razão quando discutiu questões e desafios. Os dois discursos demonstraram a diferente lógica de pensamento político e trabalho entre a China e os EUA, assim como os diferentes valores da política externa dos dois países.

O discurso de Xi foi baseado na ideia de uma comunidade com um futuro comum para a humanidade. Desde seu tema até as iniciativas específicas, ele focalizou os interesses comuns da humanidade e do mundo. A Iniciativa de Desenvolvimento Global, que Xi propôs, é para todos os países. Para promover a iniciativa, Xi pediu para permanecer comprometido com o desenvolvimento como prioridade, uma abordagem centrada nas pessoas, benefícios para todos, e ações orientadas para resultados. Xi também destacou a importância do desenvolvimento impulsionado pela inovação e a harmonia entre a humanidade e a natureza. Eles são universais e não contêm nenhuma exclusão política. São uma verdadeira prática de fortalecer a solidariedade internacional e enfrentar juntos os desafios.

Biden também mencionou muito a frase “todas as pessoas” em seu discurso. Mas isto foi mais como a parte sentimental da “retórica” de todo o discurso. O verdadeiro tema do discurso de Biden são os EUA, juntamente com seus aliados e parceiros. Desde fazer regras até buscar benefícios, tudo gira em torno desta cadeia de assuntos. Outros países são ou folhas ou os desafiadores dos EUA que Biden não nomeou.

O presidente Xi enfatizou em seu discurso que o mundo deve abraçar civilizações de várias formas e deve acomodar diversos caminhos para a modernização. Ele então enfatizou que a democracia não é um direito especial reservado a um país individual, mas um direito para que os povos de todos os países possam usufruir. E a intervenção militar de fora e a chamada transformação democrática não acarretará nada além de danos. No discurso, Xi promove os valores comuns da humanidade e rejeita a prática de formar pequenos círculos e jogos de soma zero. Tais reivindicações ou refletem vividamente várias práticas dos países ou resumem algumas lições importantes do mundo de hoje. Por exemplo, ao defender a retirada das tropas americanas do Afeganistão, a administração Biden admitiu que é impossível refazer outros países através de operações militares de grande escala.

O discurso de Biden não só distinguiu seus aliados e parceiros de outros países. Desconsiderando o fato de que os EUA acabaram de encontrar o fiasco da reconstrução democrática no Afeganistão, Biden continuou a queimar a dicotomia que divide o mundo em “democracia” e “autoritarismo”. Ele deu a alguns dos piores tumultos e guerras um rótulo extravagante de “vitalidade democrática”. O desenvolvimento conjunto é o principal fio condutor da China para impulsionar a mudança global, enquanto que o dos EUA é o de se engajar em um “movimento democrático”. A China defende a construção, mas os EUA incitam a contradição e a destruição. As vítimas da destruição são a grande maioria dos países em desenvolvimento, enquanto que os EUA e o mundo ocidental se beneficiaram com isso.

O discurso de Xi é apoiado e seguido por ações sólidas da China. Por exemplo, a China está respondendo à ação climática da ONU. Ela está acelerando a transição para uma economia verde e de baixo carbono, e todo o povo chinês pode sentir esta mudança. Em suas observações, Xi também prometeu que a China não construiria novos projetos de energia a carvão no exterior. Isto é amplamente visto como o último grande compromisso que a China assumiu.

O atual governo dos EUA está interessado em “liderar” a ação climática global. Ele anunciou suas “grandes” metas de emissões para 2030 e 2050, e as usou para forçar outros países a tomarem medidas. Mas é altamente incerto se os EUA cumprirão suas próprias metas. A administração Trump anterior até mesmo retirou os EUA do Acordo de Paris. Se a próxima administração dos EUA for novamente republicana, as promessas feitas por Biden serão muito provavelmente rescindidas. Mesmo se outra administração democrática for eleita, que tipo de confiança e recursos ela terá e usará para honrar seus compromissos de redução de emissões? 

Os atos da China correspondem às suas palavras, enquanto os EUA dizem uma coisa, mas fazem outra. Uma promessa feita pela China vale mil onças de ouro, mas o governo dos EUA, que se sucede, muitas vezes não admite o que seu predecessor disse e ousa dizer qualquer coisa para ganhar uma eleição. Isto tem se tornado uma distinção cada vez mais estereotipada e proeminente entre as imagens internacionais da China e as dos EUA.    

Nem o líder chinês nem o líder americano nomearam o país e a capital do outro em seus discursos na ONU. Mas Biden mencionou “Xinjiang”, uma região autônoma no noroeste da China. Em comparação, o conteúdo de ambos os discursos pode ser amplamente interpretado como “visando a China” no discurso dos EUA foi maior que “visando os EUA” no discurso da China. Biden disse que os EUA não estão “buscando uma nova Guerra Fria”, mas é óbvio que Washington está na ofensiva que lança uma repressão total contra a China. Os EUA continuam a defender a repressão da China. Embora as últimas observações de Biden tenham mostrado alguma contenção, o conteúdo ainda transmitia a agressividade frequentemente vista pelos EUA.

A justiça naturalmente habita a mente do homem. Os chefes de estado da China e dos EUA se dirigiram à ONU nesta ocasião especial. Acredita-se que o mundo tem a capacidade de julgar quem é o verdadeiro defensor e promotor da paz e do desenvolvimento, e quem é o instigador e iniciador da divisão e do confronto. 

Fonte: Global Times