Desobediência coletiva leva 22 capitais a vacinarem adolescentes

Médicos que trabalham no Ministério da Saúde ameaçam pedir demissão caso a pasta não recue da orientação contrária à vacinação de adolescentes

Foto: Altemar Alcântara/Semcom/Manaus

A desobediência à orientação do Ministério da Saúde leva 21 estados e o Distrito Federal a manterem a vacinação contra a covid (coronavírus) de adolescentes sem comorbidades de 12 a 17 anos no Brasil. O levantamento é do Jornal Hoje. As faixas etárias variam conforme o lugar, e a aplicação depende do estoque de doses disponíveis. 

Estão na lista da desobediência Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Palmas, Belém, Macapá, Boa Vista, Rio Branco, Porto Velho, Manaus, Maceió, Fortaleza, São Luís, Recife, Aracajú, Salvador, Campo Grande e Distrito Federal.

No caso de Salvador, Porto Velho e Manaus, a vacinação dos jovens retornou, neste sábado (18), após interrupção de 24 horas. Já Natal anunciou, neste sábado, que vai começar a aplicar as doses na segunda-feira (20). 

Goiânia e João Pessoa preferiram seguir a orientação do Ministério da Saúde e interromperam a imunização desta faixa etária. Já Teresina, Curitiba e Cuiabá ainda não começaram a vacinar esse público.

Médicos que trabalham no Ministério da Saúde ameaçam pedir demissão caso a pasta não recue da orientação contrária à vacinação de adolescentes

Fonte: BNC Amazonas com informações do G1